Ícone do site Portal GCMAIS

Elmano diz que fila para cirurgias eletivas reduziu de 68 mil para 17 mil pessoas

Elmano diz que fila para cirurgias eletivas reduziu de 68 mil para 17 mil pessoas

Foto: Reprodução

O governador Elmano de Freitas (PT) divulgou que o número de pessoas esperando na fila das cirurgias eletivas no Ceará reduziu de 68 mil para 17 mil ao longo deste ano. A queda diz respeito a um esforço da gestão estadual para acelerar o processo e contemplar os cidadãos que aguardam os procedimentos pela rede pública.

“Começamos a fazer o trabalho, aprovamos lei, fizemos chamamento público, e isso tudo tem prazo. Chamamento, 30 dias para as pessoas se cadastrarem, verem documentação e depois começar o trabalho. Começamos isso em maio, porque tudo antes era trabalho burocrático”, explicou o gestor, em entrevista para a Jovem Pan News Fortaleza, nesta terça-feira (26).

>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube <<

“Em 31 de janeiro quem estava esperando na fila eram 68.107 cearenses. Vou entregar ao Ministério Público a lista completa dos 68 mil para quem ligamos. Ligamos três vezes, em três horários diferentes, em três dias diferentes, para localizar a pessoa. Posso dizer com segurança que estamos entregando, a fila reduziu para 17 mil pessoas”, disse ainda.

O governador conta que o Ceará fazia em torno de 40 mil cirurgias por ano, e que este ano esse número subiu para 62 mil cirurgias. Conta ainda que a maior parte desses procedimentos diz respeito a ortopedia.

Publicidade

Leia também | Após suspensão, Elmano anuncia que concurso da PM foi liberado pelo STF

Em ocasiões anteriores, Elmano citou ter como objetivo zerar a fila de cirurgias eletivas até o fim do ano. Em julho, quando a declaração foi feita, ele destacou que a fila iniciou com 68 mil pessoas e, até o meio do ano, já havia baixado para 23 mil.

O Governo do Ceará, por meio da Sesa, lançou, no dia 10 de abril, o mutirão estadual para realização de cirurgias eletivas. Prevista em lei pelo Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na rede pública de Saúde, a iniciativa é realizada por meio de credenciamento de entidades com ou sem fins lucrativos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Clínicas, hospitais polo, hospitais municipais (em convênio com o governo estadual) e outros equipamentos de saúde se inscreveram por meio de chamamento público. As especialidades contempladas são: Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Ginecologia, Urologia, Nefrologia, Neurologia e Vascular.

Sair da versão mobile