Conforme o balanço da distribuidora, os casos se concentraram principalmente entre os meses de setembro e dezembro de 2023
Volume de fios de energia furtados no Ceará equivale à distância entre Fortaleza e Mossoró, no Rio Grande do Norte
Mais de 237 quilômetros de fios de energia foram furtados da rede elétrica da Enel no Ceará em 2023, o equivalente à distância entre Fortaleza e Mossoró, no Rio Grande do Norte. As cinco cidades mais afetadas no ano passado foram Cascavel, Trairi, Fortaleza, Cruz e Icapuí, em áreas de praia.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Conforme o balanço da distribuidora, os casos se concentraram principalmente entre os meses de setembro e dezembro, quando a empresa passou a registrar um aumento exponencial deste tipo de crime. Com apoio dos órgãos de segurança, 22 pessoas foram presas pelo furto de cabos durante o último ano.
Além de prejudicar o fornecimento, a ação também coloca em risco a vida de quem tenta roubar a fiação elétrica. O furto de fios é crime com pena prevista de um a oito anos de prisão. Também há o prejuízo para a população, que tem o serviço afetado com queda de energia e semáforos apagados.
Fios de energia furtados no Ceará
Para combater a prática criminosa, a Enel Ceará tem intensificado os trabalhos com as equipes da distribuidora, realizando operações rotineiras em campo, com visitas a sucatas em todo o estado. O trabalho tem como objetivo identificar os receptores desses cabos furtados da rede.
A Enel ressalta que a população tem papel importante e pode ajudar nas ações de combate através de denúncias por meio do telefone 0800 285 0196 ou através das redes sociais.
Leia também | Policial morto no Ceará: disparo fatal partiu de arma de outro agente durante ocorrência
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.