Ícone do site Portal GCMAIS

Coleta seletiva do Metrofor recolhe uma tonelada de resíduos no período de seis meses

Reciclagem coleta seletiva do Metrofor recolhe uma tonelada de resíduos no período de seis meses

Foto: Divulgação

O programa de coleta seletiva do Metrô de Fortaleza (Metrofor) atingiu a marca de mais de uma tonelada de material reciclável recolhido do meio ambiente, durante o período de julho a dezembro de 2023. A iniciativa “Coleta Seletiva Solidária” recolheu um total de 1.040 quilos de materiais recicláveis. Esses resíduos foram coletados em diferentes pontos, incluindo o edifício-sede em Fortaleza, a Estação Parangaba e o canteiro próximo à Estação Couto Fernandes, localizada no bairro Demócrito Rocha.

Realizado em parceria com a Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu (Socrelp), o programa tem como objetivo encaminhar os materiais recicláveis coletados pelo Metrofor para processos de reciclagem e reaproveitamento.

O Metrofor destaca a importância dessa ação para reduzir ou eliminar os impactos negativos no meio ambiente, resultantes do descarte inadequado de materiais passíveis de reaproveitamento. Reforça ainda que a colaboração de todos é essencial para promover a coleta seletiva.

Coleta seletiva do Metrofor

O programa Coleta Seletiva Solidária incentiva os funcionários do Metrofor a realizar a separação adequada dos resíduos domésticos, levando os materiais recicláveis para o edifício-sede, onde são disponibilizadas lixeiras específicas no estacionamento do subsolo. A Socrelp é responsável pelo recolhimento e venda desse material, gerando trabalho e renda para os cooperados.

A Coleta Seletiva Solidária é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, estabelecida pelo Decreto Estadual nº 32.981, de 21 de fevereiro de 2019. Destaca-se como um exemplo relevante a ser seguido por entidades e órgãos da Administração Pública Estadual, tanto direta quanto indireta, promovendo a destinação correta de resíduos recicláveis em colaboração com associações e/ou cooperativas de catadores. O programa visa à inclusão social e à emancipação econômica dos catadores de materiais recicláveis.

Publicidade

Leia também | Caminhão de carga arrasta fios de energia e derruba árvore em bairro de Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile