Ícone do site Portal GCMAIS

Sarto anuncia ampliação de projetos de emprego e renda para mulheres em Fortaleza

Sarto anuncia ampliação de projetos de emprego e renda para mulheres em Fortaleza

Foto: Prefeitura de Fortaleza

O prefeito José Sarto anunciou, nesta sexta-feira (8), em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, a expansão de programas de emprego, renda e empreendedorismo direcionados às mulheres de Fortaleza. A iniciativa inclui a instalação de novos ateliês do projeto Costurando o Futuro, além do aumento do número de vagas em programas de capacitação e microcrédito orientado.

Durante o anúncio, Sarto destacou a importância da data como um marco na luta contínua pela igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres. Ele afirmou o compromisso da Prefeitura de Fortaleza em garantir condições dignas e autônomas para todas as cidadãs da cidade.

Programas de emprego e renda para mulheres em Fortaleza

Uma das medidas anunciadas é a instalação de três novos ateliês do projeto Costurando o Futuro. O primeiro será uma unidade itinerante, equipada com dez máquinas de costura, e iniciará os atendimentos próximo à antiga fábrica Guararapes Têxtil, visando à reinserção das mulheres afetadas pelo fechamento da fábrica no mercado de trabalho. A segunda unidade será instalada no bairro Antônio Bezerra, enquanto o local da terceira unidade ainda está sendo definido.

Os ateliês do projeto oferecem um espaço colaborativo e gratuito para atividades de corte e costura, destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Equipados com máquinas profissionais, como reta, overloque, galoneira, bordado e máquina de corte, esses espaços visam promover a capacitação e a geração de renda para as mulheres da comunidade.

Atualmente, Fortaleza já conta com 12 ateliês do Costurando o Futuro, distribuídos em diversos bairros da cidade, proporcionando oportunidades de qualificação e empoderamento para as mulheres locais.

Publicidade

O programa de microcrédito “Nossas Guerreiras” será expandido, oferecendo quatro mil novas vagas. Destinado a mulheres de baixa renda, maiores de 18 anos e chefes de família que desejam empreender, o “Nossas Guerreiras” oferece crédito de até R$ 3 mil. Além do crédito, as beneficiárias recebem capacitações e consultorias, com a possibilidade de pagar o valor em até 30 meses sem juros, após uma carência de seis meses.

Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, a Prefeitura de Fortaleza promove a Feira Criativa “Nossas Guerreiras” na Avenida Beira-Mar, em frente ao Parque Bisão, no Mucuripe, de sexta-feira a domingo (08 a 10/03), das 17h às 22h. O evento visa destacar os projetos e ações do Desenvolvimento Econômico, apresentando gastronomia, moda, design e artesanato local para moradores e turistas. O evento também oferecerá serviços de massoterapia com profissionais do Projeto “Visão nas Mãos”, que são deficientes visuais.

Desde seu início, o programa “Nossas Guerreiras” já beneficiou mais de 11 mil mulheres, capacitando mais de 40 mil por meio do programa “Fortaleza Capacita”. O curso “Elaboração de Propostas de Negócios”, pré-requisito para receber o crédito, é parte integrante do programa. As inscrições para o “Nossas Guerreiras” estão abertas e podem ser feitas pelo site.

Ainda dentro do pacote de expansão, o prefeito José Sarto anunciou mil novas vagas para o programa Fortaleza + Futuro. A iniciativa oferece, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e com a Fundação Demócrito Rocha (FDR), cursos técnicos profissionalizantes em eixos como tecnologia, gastronomia, moda, meio ambiente, gestão, economia criativa e idiomas.

As capacitações são gratuitas, com carga horária entre 16h/a e 400h/a, financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Os cursos são ofertados gratuitamente para a população de Fortaleza, acima de 16 anos. No total, a população terá acesso a mais de 15 mil vagas distribuídas nas modalidades presenciais até o final de 2024.

Leia também | UFC lidera no Norte-Nordeste em ranking internacional com 514 cientistas entre os melhores do mundo

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile