Nesta segunda-feira (1°), a Alemanha tornou-se um dos poucos países a legalizar a maconha para fins recreativos. A nova lei permite que pessoas maiores de 18 anos transportem até 25 gramas da substância em vias públicas, cultivem até 50 gramas e tenham até três plantas de cannabis em suas residências.
A medida, aprovada em fevereiro e que entrou em vigor agora, recebeu críticas de conservadores e associações médicas, que expressaram preocupação com o aumento do consumo entre os jovens. No entanto, o governo argumenta que a legalização ajudará a controlar o mercado clandestino da maconha.
Maconha liberada na Alemanha
Apesar da legalização, há restrições, como a proibição do consumo para menores de 18 anos e a proibição de fumar a menos de 100 metros de escolas, creches e parques infantis. Berlim se junta a outros países europeus, como Malta e Luxemburgo, que já legalizaram o uso da cannabis.
Enquanto isso, em outros lugares do mundo, como nos Estados Unidos e em países da América Latina, a legalização da maconha ainda é um assunto em debate, com diferentes níveis de tolerância e descriminalização.
Leia também | Ana Maria Braga fala sobre como lidar com câncer e HPV
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<