Foram registrados 29 votos favoráveis e oito contrários
Assembleia Legislativa aprova doação do Acquario Ceará para UFC
A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, nesta quarta-feira (3), a doação das instalações inacabadas do Acquario, na Praia de Iracema, em Fortaleza, para a Universidade Federal do Ceará (UFC). Foram registrados 29 votos favoráveis e oito contrários. A matéria segue para sanção do governador Elmano de Freitas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<.
A bancada de oposição protestou contra a medida, principalmente, devido ao dinheiro gasto no equipamento, mas a maioria da Casa aprovou a proposta do Poder Executivo. Votaram contra os deputados: Pastor Alcides (PL), Dra. Silvana (PL), Carmelo Neto (PL), Sargento Reginauro (União), Felipe Mota (União), Dr. Aloíso (União), Claudio Pinho (PDT) e Queiroz Filho (PDT).
O deputado Sargento Reginauro (União Brasil), disse que o Governo do Estado “está tentando colocar uma pá de cal sobre problema grave”.
“O que o Governo está tentando fazer é colocar uma pá de cal sobre um problema grave, que é de interesse de todo o povo do Estado do Ceará, de um prejuízo absurdo, de uma obra que tinha uma perspectiva de gerar renda, emprego, atrair turismo e que ficou na mão do governador Camilo resolver. Ele, por 8 anos, preferiu simplesmente se omitir de resolver esse problema”, afirmou o deputado.
Líder do Governo Elmano, o deputado Romeu Aldigueri (PDT) alegou que a oposição pedia “durante anos” uma solução para o equipamento, mas critica o Estado quando o ente encontra uma.
“Uma das falas (da oposição) era pedindo uma solução. Denominavam de ‘cemitério de obras inacabadas’, ‘obra faraônica’, e pediam uma solução. O Governo do Estado, com o Governo Federal e com a Universidade Federal do Ceará fazem um projeto espetacular, que envolve a possibilidade de inúmeros cursos naquele local, abre um novo campi, o campus Iracema… Como ser contra isso?”, disse o parlamentar.
Assembleia Legislativa aprova doação do Acquario Ceará
A expectativa é de que a infraestrutura existente no local do Acquario seja aproveitada, mas será necessário ainda construir novos espaços para atender às demandas da divisão da Universidade. É preciso, por exemplo, abrigar espécimes de vida marinha, assim como aconteceria caso o Acquario estivesse funcionando como planejado. Haverá ainda espaços abertos para visitação.
Em dezembro do ano passado, o governador Elmano de Freitas assinou o protocolo de intenção de doação da estrutura hoje existente do Acquario para a Universidade Federal do Ceará (UFC). O local, com isso, funcionará como um novo campus da Universidade, onde funcionará o Instituto de Ciências do Mar. O Labomar hoje fica na avenida Abolição, em contato com a avenida Beira Mar, vizinho ao Jardim Japonês.
Doação de estrutura do Acquario à UFC
O Acquario foi anunciado ainda no ano de 2009, sob a gestão do então governador Cid Gomes (PDT), como o terceiro maior aquário do mundo. No entanto, as obras ficaram estagnadas ao longo dos anos. A construção começou a ser executada de fato em 2011, e paralisada em diversos pontos desde então, em meio a questionamentos judiciais.
Em 2023, ao falar sobre o Acquario, o hoje senador Cid Gomes comentou que a construção foi impedida por “antagonistas ao projeto”. “Com o tempo, o Ministério Público… Não vou adjetivar, mas uma série de antagonistas ao projeto acabaram fazendo com que o Ex-Im Bank americano [Export-Import Bank of the United States, banco que havia ficado responsável pelo desenvolvimento da obra] desistisse”, disse ele. “Nunca tivemos uma decisão judicial impedindo, mas tinha sempre a notícia do processo, sempre uma denúncia, alguma coisa, e o banco acabou desistindo de financiar”, complementou.
Leia também |Doze pessoas são presas, academia é fechada e carros de luxo são apreendidos em operação policial no Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.