Um servidor do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran), investigado por integrar organização criminosa, deve voltar a ser preso, por decisão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Ele é um dos 43 denunciados por ter participado de um esquema criminoso que fraudava sistemas do órgão em benefício próprio.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O servidor foi denunciado pelo Ministério Público por corrupção passiva, inserção de dados falsos em sistemas de informações e por integrar organização criminosa. Os desembargadores da 2ª Câmara Criminal do TJCE decidiram, em votação unânime no último dia 3 de abril, acolher o recurso do MP do Ceará contra a decisão de soltar o investigado.
Em julho de 2023, as Promotorias de Combate às Organizações Criminosas apresentaram uma denúncia contra 43 pessoas investigadas por integrarem um grupo criminoso que fraudava os serviços prestados pelo Detran. A denúncia foi recebida em agosto do ano passado e o processo integra a “Operação Forger”, deflagrada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas do Ceará (DRFVC), da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), em julho de 2023.
Os acusados incluem, servidores do Órgão, despachantes, empresários (proprietários de vendas e revendas de veículos) e um policial militar aposentado. A Vara de Delitos de Organizações Criminosas recebeu a denúncia, e os acusados viraram réus em 8 de agosto de 2023.
Servidor do Detran investigado por integrar organização criminosa
O despachante Francisco Deimerson Batista da Silva, conhecido como ‘Galinha’, é apontado pela acusação como o principal agente do esquema criminoso. Mesmo atuando na área, o acusado não possui registro no Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Ceará (CRDD).
A fraude seria facilitada por servidores do Detran-CE acusados de integrar o esquema criminoso, como Eliezer Verçosa Pereira, Francisco José Monteiro e Samuel Oliveira Moreira. A investigação revelou que os serviços prestados de forma fraudulenta custavam entre R$ 150 e R$ 1 mil.
Leia também | Dois estudantes são baleados na saída de escola em Maranguape
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<