RECONHECIMENTO

Estudante de Sobral vence concurso nacional de escrita criativa e agora concorre a prêmio internacional

O concurso é realizado com o objetivo de celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, comemorado em 5 de maio

Compartilhe:
2 de junho de 2024
Portal GCMAIS

A estudante Hemanuella Cristina Silva de Sousa, de 15 anos de idade e moradora do município de Sobral, no interior do Ceará, venceu a competição nacional “Concurso de Escrita Criativa”, realizado pela Rede de Escolas Amigas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Ela cursa o primeiro ano do ensino médio na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Ayres de Sousa, localizada no distrito de Jaibaras, no município cearense.

Estudante de Sobral vence concurso nacional de escrita criativa e agora concorre a prêmio internacional
Foto: Divulgação / Seduc

A jovem conseguiu o primeiro lugar entre os estudantes brasileiros e agora concorre em nível internacional, com representantes de outros países. Para participar, era preciso escrever um texto sobre o tema “Juventude e Sustentabilidade para o futuro da CPLP”. Com a vitória, ela receberá a quantia de 500 euros (a serem convertidos em reais) e poderá ganhar ainda mais 1.500 euros, caso fique em primeiro lugar a nível mundial. Para o segundo e o terceiro lugar, serão destinados, respectivamente, € 900 e € 600.

Leia também | Com chuvas, rio transborda e causa inundações em Nova Olinda

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O concurso é realizado com o objetivo de celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, comemorado em 5 de maio. As produções textuais foram analisadas de acordo com uma série de critérios, como respeito pelo tema, originalidade, criatividade, estrutura linguística (correção, ortografia, sintaxe, pontuação, coerência e coesão textuais) e riqueza vocabular. A redação de Hemanuella teve como título “Da necessidade de reconexão humana com o natural” e tratou dos desafios da conscientização ambiental, abordando as consequências da ação do homem na natureza.

O desafio foi lançado a todos os estudantes que estão no 10º ano de escolaridade (correspondente à 1ª série do Ensino Médio no Brasil) das unidades de ensino que fazem parte da Rede das Escolas Amigas da CPLP.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Escrevo poemas, artigos, contos, crônicas… Desde pequena gosto muito de escrever. Meu amor pela escrita surgiu pelo hábito da leitura. Com a escrita, eu consegui me expressar fazendo o mesmo que meus autores favoritos faziam. E minha proximidade com a Língua Portuguesa veio do incentivo de meus professores. Sempre fui muito dos números, mas meus professores viram meu potencial para a escrita e me incentivaram a continuar”, conta a estudante cearense.

 

Hemanuella, quando estava no 9º ano do Ensino Fundamental, participou do “Concurso de redação Rotary Clube”, de nível municipal. Na ocasião, chegou a ser selecionada para a última fase, mas não foi vencedora. A vivência serviu de base para que agora o sucesso fosse alcançado em maior proporção. “Minha principal estratégia é me manter atualizada, lendo notícias, artigos, estudando política. É preciso estar constantemente reunindo repertório. Acima de tudo, prezo por me manter curiosa pelos motivos das coisas serem como são, buscar aprofundamento para falar com força e propriedade sobre qualquer assunto relevante”, destaca ela.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.