O Passe Livre Estudantil fez o número de estudantes que utilizam o transporte público em Fortaleza aumentar 18% nos três primeiros meses de 2024, em relação ao mesmo período do ano passado. O aumento representa uma economia para as família de R$ 275,5 milhões no mesmo período. Isso se dá porque com o Passe Livre, os alunos deixaram de pagar duas passagens diárias no transporte público.
De acordo com os dados, de janeiro a março de 2023, período que ainda não havia Passe Livre Estudantil, cerca de 4,7 milhões de viagens com tarifas estudantis foram feitas no transporte público. Já este ano, foram mais de 5,5 milhões de usos contabilizados. Desde a implantação da política pública, em novembro de 2023, cerca de 11 milhões de passagens gratuitas foram contabilizadas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O benefício do Passe Livre Estudantil aumentou, também, a busca por emitir a carteira de estudantil. O crescimento foi de 5,8% comparado com o mesmo período em 2023.
Como utilizar o Passe Livre Estudantil
Para garantir as duas passagens gratuitas, o aluno precisa solicitar a carteira de estudante, de instituição de educação pública ou privada, a qual esteja devidamente matriculado. A instituição precisa estar validada pelo órgão gestor de transporte de Fortaleza, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). O Passe Livre é válido de segunda a sexta-feira, durante o período letivo anual, e as passagens não são cumulativas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A carteira estudantil pode ser solicitada de forma on-line pela plataforma Identidade Estudantil durante todo o ano. A solicitação também pode ser feita de forma presencial, desde que seja agendada no site da Etufor e seja escolhido um dos postos de atendimento.
- Sede da Etufor – Avenida dos Expedicionários, 5677, Vila União
- Central de Atendimento da Etufor no Shopping RioMar Kennedy
- Central da Cidadania na Câmara Municipal de Fortaleza
- Vapt Vupt Centro, Messejana, RioMar Fortaleza e Antônio Bezerra
- Terminal Washington Soares
Leia também | Obras de duplicação das faixas do Anel Viário já duram 14 anos
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<