Ícone do site Portal GCMAIS

Novo quartel do Corpo de Bombeiros, onde ficava o Edifício Andrea, entra em fase de conclusão

Novo quartel do Corpo de Bombeiros no antigo local do Edifício Andrea entra em fase de conclusão

Foto: Ascom SOP

As obras do novo quartel do Corpo de Bombeiros, no antigo local do Edifício Andrea, localizado no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, está em fase final de conclusão. A nova companhia está sendo construída no espaço que desabou em 15 de outubro de 2019, resultando na morte de nove pessoas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Com 85% dos serviços já concluídos, a nova unidade reforçará o atendimento nos bairros Dionísio Torres, Aldeota, Meireles, Varjota, Cocó, Guararapes e áreas adjacentes. A estrutura, que possui uma área construída de 831 metros quadrados, será dividido em três pavimentos e um subsolo. O projeto inclui alojamentos, vestiários, banheiros, refeitório, salas administrativas, academia, auditório, copa, recepção, bicicletário e estacionamento. A construção também é planejada para ser sustentável, com sistema de energia solar e cobertura verde.

Novo quartel do Corpo de Bombeiros

Atualmente, as fundações, estruturas de concreto, alvenaria, divisórias, esquadrias e pisos já foram concluídos. Estão em andamento os serviços de revestimentos, pintura, acabamentos, instalações elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado. A urbanização e o paisagismo do entorno também estão sendo executados.

Valdeci Rebouças, titular da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), afirmou que a expectativa é entregar o novo quartel nos próximos meses. “Estamos trabalhando para acelerar a entrega deste equipamento que, além de estratégico para a atuação do Corpo de Bombeiros na Capital, ressignifica um acontecimento trágico e homenageia o trabalho de todos os profissionais que atuaram naquele 15 de outubro”, disse Rebouças.

Publicidade

O projeto está recebendo um investimento de R$ 3 milhões do Tesouro do Estado.

Segundo o coronel Cláudio Barreto, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), a nova unidade será uma referência no combate a incêndios e outros atendimentos emergenciais. “É uma construção moderna de quatro pavimentos, inserida em uma área urbana com muitas edificações verticais. Além de atender ocorrências de incêndio, será uma referência para diversas outras situações, servindo à sociedade da melhor forma”, afirmou Barreto.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Edifício Andrea

O edifício estava localizado entre as ruas Tibúrcio Cavalcante e Tomás Acioli, no bairro Dionísio Torres. A operação de resgate, comandada pelo Corpo de Bombeiros do Ceará, durou 103 horas e contou com o apoio de centenas de voluntários, policiais militares, servidores da Perícia Forense (Pefoce), Defesa Civil, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Exército Brasileiro, Samu, entre outros. Cerca de 130 bombeiros participaram diretamente da ação, que foi concluída no dia 19 de outubro de 2019.

Leia também | Imóveis serão desapropriados para realocação da usina de dessalinização em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile