O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), comentou na noite desta quarta-feira (3) sobre a recente redução no número de assaltos em ônibus, atribuindo parte desse resultado à implantação das Paradas Seguras com videomonitoramento e às blitze realizadas por guardas municipais no transporte público.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
As iniciativas mencionadas por Sarto fazem parte do programa Fortaleza Mais Segura, que visa ampliar, treinar e armar a Guarda Municipal. As declarações foram feitas durante a inauguração das obras de urbanização do Conjunto Palmeiras.
Segundo levantamento do Sindiônibus, em maio, foram registrados 33 assaltos a ônibus na capital cearense. Em junho, o número caiu para 26. “É cedo ainda pra avaliar, mas já tem dados que mostram que há uma tendência de redução. O mês de junho foi o mês que menos teve ocorrência no transporte público de Fortaleza. A gente precisa continuar trabalhando para dar segurança ao povo de Fortaleza”, afirmou o prefeito.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Sarto destacou o lançamento do programa Fortaleza Mais Segura, que começou com a formação e incorporação da primeira turma da Guarda Municipal. “Nós estamos aumentando o efetivo da Guarda Municipal, adquirindo armas de fogo – são 400 armas -, e estamos treinando, capacitando e armando toda a Guarda Municipal”, explicou.
O prefeito também enfatizou a ampliação do programa Parada Segura, que inclui videomonitoramento interligado 24 horas com as forças de segurança da Prefeitura e do Estado. “Estamos fazendo blitz no transporte público. A gente tem dados que mostram, é cedo ainda para avaliar, mas mostram que há uma tendência de redução”, disse Sarto.
Com a redução de ocorrências em junho, o prefeito reiterou a importância de continuar as ações de segurança. “O mês de junho foi o mês que menos teve ocorrência no transporte público deste ano. A gente precisa continuar trabalhando para dar segurança ao povo de Fortaleza”, concluiu.
Leia também | Inscrições para colônia de férias da SPS vão até próxima quarta-feira (10)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<