Especialistas destacam que a saúde masculina vai além dos exames de próstata, sendo essencial realizar um check-up anual e visitar o urologista ou clínico geral, mesmo sem sintomas aparentes.
Dia do Homem: saúde masculina exige mais que exames de próstata
Nesta segunda-feira, 15 de julho, o Brasil celebra o Dia do Homem, uma data criada em parceria com a ONU para promover a conscientização sobre a saúde masculina. Ao contrário do Dia Internacional do Homem, em novembro, que aborda questões sociais e culturais, a celebração nacional foca na prevenção de doenças entre os homens. Especialistas destacam que a saúde masculina vai além dos exames de próstata, sendo essencial realizar um check-up anual e visitar o urologista ou clínico geral, mesmo sem sintomas aparentes.
Consultas médicas de rotina são fundamentais para a detecção precoce de problemas de saúde. Exames físicos, análises de sangue, e avaliações da próstata e testículos são alguns dos procedimentos recomendados. A prevenção é chave para evitar complicações graves, como aponta o uro-oncologista André Berger, que ressalta a importância do diagnóstico precoce para tratamentos menos agressivos e com maiores chances de cura.
Doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias estão entre as principais preocupações para a saúde dos homens. Além disso, a saúde mental e a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são áreas que não devem ser negligenciadas. Quebrar estigmas em torno da procura por ajuda médica e priorizar a própria saúde são passos essenciais para melhorar a qualidade de vida masculina, enfatizam os especialistas.
Leia também | Dia do Homem: data pode fortalecer luta por equidade de gênero
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.