A previsão é de que as obras comecem até o início de 2025, embora ainda não haja uma data definida para o início dos trabalhos
Corredor exclusivo para ônibus na BR-116 ligará Centro e Messejana, em Fortaleza
A implantação do corredor exclusivo para ônibus na BR-116 deve tornar mais ágil o trajeto por transporte público entre o Centro de Fortaleza e o bairro Messejana. A obra, orçada em R$ 127,4 milhões, será financiada pelo Governo Federal e faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no eixo de mobilidade urbana sustentável. A previsão é de que as obras comecem até o início de 2025, embora ainda não haja uma data definida para o início dos trabalhos.
O projeto, que foi divulgado pela Prefeitura de Fortaleza em 2018, visa criar uma faixa exclusiva para ônibus ao longo da BR-116, funcionando como uma extensão do BRT da avenida Aguanambi, e se estendendo do bairro de Fátima até o Terminal de Messejana. Segundo Samuel Dias, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), “É uma faixa exclusiva de ônibus, com estações no canteiro central, pra melhorar a velocidade dos coletivos. Também haverá novas calçadas e ciclovias na BR-116, que já é muito mais avenida da cidade do que BR. Já perdeu as características de rodovia”, destacou.
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O corredor exclusivo tem como principal objetivo “melhorar a segurança viária da BR, onde ocorrem muitos acidentes”, além de proporcionar maior celeridade ao transporte coletivo urbano. Dias destacou que “a BR tem mais faixas na cidade, mas apresenta retenções, sobretudo nos horários de pico. Da periferia até o Centro, o passageiro vai ganhar tempo no dia a dia”. O túnel a ser construído no cruzamento das avenidas Domingos Olímpio e Aguanambi também integrará o corredor, conforme anunciado pela gestão municipal em 2023.
O projeto, que havia sido anunciado inicialmente na segunda gestão do prefeito Roberto Cláudio em 2018, sofreu atrasos significativos. Na época, o então prefeito afirmou que “a BR-116 contará com 12 km de faixa exclusiva” e que a obra começaria em outubro de 2018. No entanto, devido à falta de liberação das obras pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as intervenções não foram iniciadas. Em abril de 2018, o DNIT e a Prefeitura de Fortaleza assinaram um termo de cessão para o trecho entre o viaduto da avenida Borges de Melo e o da avenida Jornalista Tomaz Coelho (em Messejana), permitindo a intervenção municipal.
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Além do corredor na BR-116, a Prefeitura de Fortaleza planeja implantar outro corredor na avenida Mister Hull, que funcionará como uma extensão do BRT da avenida Bezerra de Menezes até o Terminal do Antônio Bezerra. Os projetos para essa intervenção e para a requalificação do corredor da Bezerra de Menezes ainda estão em fase de elaboração. A Prefeitura receberá R$ 2,5 milhões do Novo PAC para a elaboração desses projetos, com a possibilidade de buscar outros financiamentos posteriormente.
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