4º ANEL VIÁRIO

Incêndio atinge fábrica de colchões em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza

Há apenas dois dias, um outro incêndio de grandes proporções havia sido registrado também na Região Metropolitana

Compartilhe:
6 de agosto de 2024
Portal GCMAIS

Um incêndio foi registrado na manhã desta terça-feira (6) em uma fábrica de colchões no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Nuvens espessas de fumaça são vistas subindo ao céu, enquanto veículos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) chegam ao local para conter as chamas. Não há, até o momento, informação sobre possíveis feridos.

Incêndio atinge fábrica de colchões em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza
Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros foi acinoado para atender à ocorrência, no Quarto Anel Viário, às 6h30 da manhã. Foram enviadas ao local nove viaturas do CBMCE, incluindo equipes de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e salvamento. Apesar de o incêndio acontecer em Maracanaú, a fumaça podia ser visto inclusive de outras cidades da Região Metropolitana.

Leia também | Casal que morreu em incêndio em flat estava de férias em Fortaleza 

Corpo de Bombeiros

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Wagner Maia, comanda pessoalmente essa operação de combate. Segundo ele, pelo menos 12 caminhões-tanque estão sendo utilizados. Ele cona também que há ainda muito material para ser queimado no local e que, nesse primeiro momento, a preocupação do Corpo de Bombeiros é confinar as chamas, para que não atinjam outras empresas nas proximidades.

Há ainda preocupação para que o fogo não atinja a linha de transmissão da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), para que não haja acidente em relação à tubulação de gás, que passa nas proximidades. Segundo o comandante, a empresa já verificou a situação e não há risco, até o momento.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Não se sabe, até o momento, como o fogo começou. As atividades do Corpo de Bombeiros ainda devem demorar, de acordo com os levantamentos iniciais.

Enel

Em nota, a Enel Distribuição Ceará informou que o incidente chegou a causar o desligamento de duas linhas de transmissão da Chesf, impactando o fornecimento de algumas subestações da distribuidora de energia em bairros de Fortaleza e Caucaia.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Em seguida, ainda conforme a companhia, técnicos da Enel iniciaram manobras de transferências de carga, com a situação tendo sido normalizada para os clientes às 7h40. A distribuidora informa ainda que está trabalhando em conjunto com a Chesf para garantir o fornecimento de energia, enquanto o Corpo de Bombeiros atua no local para controlar as chamas.

Chesf

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) divulgou que o incêndio provocou o desligamento das linhas de transmissão que suprem a Subestação Pici II da Eletrobras Chesf, localizada em Fortaleza.

Às 07h14min, e às 07h26min, sob a coordenação do Operador Nacional do Sistema (ONS), foi iniciado o restabelecimento da instalação, com retomada das cargas a partir de 07h31min.

O desligamento automático das linhas de transmissão de 230/69 kV afetou parcialmente o atendimento de energia para a área oeste da Região Metropolitana de Fortaleza. A Chesf informa ainda que o fornecimento de energia já foi normalizado num trabalho em conjunto com a Enel.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

Ocorrências anteriores

Apenas dois dias antes da ocorrência registrada na fábrica de colchões, um outro incêndio de grandes proporções foi registrado na Região Metropolitana. No domingo (4), uma fábrica de calçados no bairro Gereraú, no município de Itaitinga, pegou fogo por volta do meio-dia. A ocorrência se deu nas proximidades da CE-251 e mobilizou quatro companhias do Corpo de Bombeiros. Após quase cinco horas de esforços contínuos, os bombeiros enfrentam dificuldades devido à intensidade do fogo e à presença de vários focos espalhados pelo galpão, que foi praticamente destruído. A estrutura da fábrica, por conta do material inflamável, foi severamente comprometida.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Em outro caso, há uma semana, na última terça-feira (31), um incêndio foi registrado em um galpão de reciclagem localizado no município de Morada Nova, no interior do Ceará. A ocorrência se deu no bairro Dnocs, na BR-116. O fogo tomou conta do prédio, que armazenava plásticos, pneus e outros materiais inflamáveis. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foram acionadas para conter o incêndio e evitar que o fogo se espalhasse para outros pontos da vizinhança.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.