A medida prevê a gratuidade das 5h às 18h, permitindo que os eleitores se desloquem até seus locais de votação sem custos.
Sarto envia projeto à Câmara para garantir transporte público gratuito nas eleições municipais
O prefeito de Fortaleza anunciou nesta segunda-feira (23) o envio de um projeto de lei à Câmara Municipal que visa garantir transporte público gratuito para a população no dia das eleições municipais, nos dois turnos, 6 e 27 de outubro. A medida prevê a gratuidade das 5h às 18h, permitindo que os eleitores se desloquem até seus locais de votação sem custos.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Segundo o prefeito, o objetivo principal da proposta é assegurar o direito à participação democrática de todos os eleitores da cidade. “Queremos garantir que nenhum fortalezense deixe de votar por falta de recursos para o transporte. Essa medida busca reforçar o compromisso com a democracia, dando acesso igualitário ao direito de voto”, destacou.
A medida tem relevância especial em um ano eleitoral que envolve 5.569 municípios brasileiros. Em Fortaleza, como em todo o Brasil, eleitores irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Ao todo, são 58.444 vagas para vereadores e 11.138 cargos para prefeitos e vice-prefeitos em disputa. Com 155,9 milhões de eleitores aptos a votar, o país se prepara para um pleito municipal que, em Fortaleza, deve contar com uma ampla participação popular.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Sarto envia projeto à Câmara para garantir transporte público gratuito nas eleições municipais
O projeto de lei segue agora para análise e votação na Câmara de Vereadores, onde a expectativa é que haja apoio à proposta. Se aprovado, o transporte gratuito pode ser um fator decisivo para aumentar a participação de eleitores em regiões periféricas e de baixa renda, onde o custo da passagem pode ser um obstáculo para exercer o direito ao voto.
A oferta de transporte público gratuito é vista como uma maneira eficaz de incentivar a participação de eleitores, especialmente em tempos de abstenção crescente nas eleições. A medida pode contribuir para a redução das barreiras econômicas que dificultam o acesso às urnas, permitindo que mais pessoas, independentemente de sua condição financeira, possam participar do processo eleitoral.
Para eleitores que vivem longe de seus locais de votação, o transporte gratuito também oferece uma solução prática, facilitando o deslocamento e garantindo maior presença nos dias de eleição.
Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Heróis de quatro patas: conheça o trabalho dos cães das Forças de Segurança do Ceará

Homem suspeito de estuprar filha adolescente é preso pela Polícia Civil no Crato

Homem morre após engasgar com espinha de peixe e engolir pedra para tentar desobstruir garganta
