Um homem de 45 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) na última sexta-feira (4), pelos crimes de maus-tratos a animais e por manter animais silvestres ameaçados de extinção em cativeiro. A ação ocorreu em Fortaleza, no bairro Jardim Guanabara, após uma denúncia anônima.
Equipes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), em parceria com o Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), se dirigiram ao local indicado pela denúncia. Ao realizarem buscas no imóvel, os policiais encontraram dez animais mantidos em condições insalubres, em um espaço pequeno e com presença de dejetos orgânicos. Entre os animais apreendidos estavam três macacos-pregos, dois papagaios, dois periquitos do sertão, dois pássaros curica e um periquito estrela.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Os animais resgatados foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e para o Instituto Pró-Silvestre. Lá, eles estão sendo acompanhados por especialistas para recuperação e posterior reintegração ao habitat natural.
O homem foi levado à DPMA, onde foi autuado em flagrante pelos crimes de maus-tratos e por manter animais silvestres ameaçados de extinção em cativeiro. Ele agora está à disposição do Poder Judiciário, enquanto as investigações seguem para apurar mais detalhes do caso.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Como denunciar
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
As denúncias também podem ser encaminhadas também para o telefone (85) 3101-7596, número da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). O sigilo e o anonimato são garantidos.
Leia também | Últimas notícias do GCMais
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<