Em 2023, o Ceará registrou 42 casos de feminicídios no estado
Governo Federal sanciona alterações na lei contra feminicídio e deixa penas mais duras
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou sem vetos, na última quinta-feira (10), as alterações na lei do feminicídio, que torna a punição para os assassinos mais rígida, incluindo novos agravantes. A nova legislação eleva a pena para crimes de feminicídio de 20 a 40 anos, uma mudança em relação à antiga faixa de 12 a 30 anos.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Além disso, a definição do feminicídio também foi alterada passando de um crime no âmbito do homicídio qualificado para um tipo penal independente. “Além dessa mudança, também houve alterações significativas. Se o acusado estiver preso, mesmo que provisoriamente, e ameaçar a vítima, ele pode ser transferido para um presídio mais distante, visando proteger a vítima”, destaca Tatiane Magalhães, advogada criminalista.
Conhecida como “pacote antifeminicídio”, a nova lei também aumenta as penas para outros crimes cometidos em contexto de violência contra a mulher, como lesão corporal, injúria, calúnia e difamação. Circunstâncias como a violência nos primeiros meses de gestação ou logo após o parto também resultam em aumento de pena. Agora, o feminicídio é considerado um crime hediondo de forma autônoma, o que reforça a gravidade da situação.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em 2023, o Brasil registrou 1.463 feminicídios, com uma taxa de 1,4 mulheres mortas por cada 100 mil habitantes. No Ceará, o ano passado também foi marcado por 42 feminicídios, enquanto até setembro deste ano, foram registrados 28. Um dos casos que chocou a população foi o de Cristiane Lameu e Silva, de 45 anos, morta a facadas pelo companheiro na frente do filho de 11 anos. O educador físico Antônio Márcio Ribeiro Parente Silva foi condenado a 28 anos, 10 meses e 15 dias de reclusão após um julgamento de 16 horas. A defesa do réu alegou insanidade mental, mas a justiça não aceitou a argumentação, submetendo-o a júri popular.
Leia também | Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico oferece serviços gratuitos na Praça do Ferreira
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Saiba quais são os cursos brasileiros que estão no Top 50 em ranking mundial

Disputa por comissões na Câmara tem MDB no Orçamento e Eduardo Bolsonaro no alvo do PT

Ministra Maria Elizabeth toma posse como primeira mulher presidente do STM
