NESTA TERÇA-FEIRA (22)

Em entrevista, delegado-geral da Polícia Civil fala sobre novos concursos para ampliar efetivo

O objetivo é aumentar o número de policiais civis no estado, buscando alcançar a meta de 6 mil servidores até o final do primeiro mandato do governador Elmano de Freitas (PT)

Compartilhe:
22 de outubro de 2024
Portal GCMAIS

A Polícia Civil do Ceará (PCCE) está se preparando para reforçar seu efetivo com a abertura de novos concursos públicos. Serão oferecidas 500 vagas para inspetores e escrivães, além de 100 para delegados. A informação dos concursos foi confirmada pelo Delegado-Geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez, durante entrevista ao programa Pan News em Revista, da rádio Jovem Pan News, na tarde desta terça-feira (22). O objetivo é aumentar o número de policiais civis no estado, buscando alcançar a meta de 6 mil servidores até o final do primeiro mandato do governador Elmano de Freitas (PT).

Em entrevista, delegado-geral da Polícia Civil fala sobre novos concursos para ampliar efetivo
Foto: Lino Vieira/GCC

Atualmente, a Polícia Civil conta com cerca de 4 mil agentes, e a expectativa é que os novos concursos tragam um incremento significativo na capacidade operacional da corporação. “Já tivemos um aumento de 428 novos policiais este ano, e a previsão é de que, até o final de 2025, o efetivo seja ampliado em 50%. Isso trará um grande reforço nas ações de combate ao crime organizado e no atendimento à população”, destacou Gutiérrez.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Além do aumento de efetivo, o delegado também comentou sobre a expansão de delegacias no interior do estado, especialmente em regiões como Crateús e Camocim, e outras áreas que apresentam demandas crescentes devido ao aumento populacional e aos índices de criminalidade. “Estamos em constante análise para identificar regiões que necessitam de novas delegacias, o que garante maior presença da Polícia Civil no interior”, afirmou.

No combate ao crime organizado, Márcio Gutiérrez enfatizou a asfixia financeira das facções criminosas como um dos principais eixos de atuação. A estratégia envolve o bloqueio de bens e a interceptação de recursos financeiros provenientes de atividades ilícitas, como o tráfico de drogas. “Nós temos trabalhado intensamente para desarticular essas organizações, tanto com prisões quanto com o confisco de seus bens, devolvendo os recursos para o estado e as forças de segurança”, acrescentou.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Outro ponto de destaque é o Programa “Meu Celular”, que já resultou na recuperação de cerca de 4 mil aparelhos roubados ou furtados em 2024. O programa busca não apenas devolver os aparelhos às vítimas, mas também conscientizar a população sobre a importância de adquirir produtos de procedência legal. “Essa iniciativa tem sido fundamental para combater o mercado de celulares roubados e educar os consumidores sobre a compra responsável”, finalizou o delegado-geral.

Leia também | Ceará Credi registra R$ 203 milhões em créditos para pequenos empreendedores em outubro

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.