ENTREVISTA NA TV

Fala de Maguila sobre homossexuais há 30 anos viraliza: ‘Não é doença’

O vídeo desse depoimento começou a circular nas redes, especialmente após ser compartilhado pelo filho de Maguila, o artista Júnior Ahzura, que é abertamente gay.

Compartilhe:
24 de outubro de 2024
Portal GCMAIS

Morto aos 66 anos nesta quinta-feira (24), o ex-pugilista Adilson Rodrigues, mais conhecido como Maguila, deixou um legado não apenas no esporte, mas também em discursos de inclusão e respeito aos homossexuais. Ativo nas décadas de 1980 e 1990, Maguila foi uma das personalidades mais marcantes do boxe brasileiro, além de ser presença constante na mídia, participando de diversos programas de televisão.

Fala de Maguila sobre homossexuais há 30 anos viraliza: ‘Não é doença’
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Um episódio, em especial, ganhou destaque nas redes sociais nos últimos dias: uma aparição de Maguila em um programa de TV, em 1992, onde o lutador foi questionado sobre homossexualidade. Em meio a um cenário de preconceitos ainda mais acentuados naquela época, Maguila defendeu a aceitação e o respeito aos casais gays de forma surpreendentemente progressista.

Ao ser perguntado se a homossexualidade era uma doença, Maguila respondeu com simplicidade: “Pra mim, o homem, o ‘viado’, não é uma doença, ele já nasceu com esse dom de ser ‘viado’ e transar com homem.” O comentário, embora com uma linguagem da época, mostrou uma postura de respeito incomum para o período.

 

Durante sua fala, Maguila citou ainda o filho, que na época tinha apenas cinco anos, afirmando que não hesitaria em explicar para a criança que dois homens se beijando formavam um casal gay. A resposta de Maguila foi vista como um posicionamento à frente de seu tempo e, nos dias atuais, foi amplamente elogiada pela comunidade LGBTQIA+ nas redes sociais.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O vídeo desse depoimento começou a circular nas redes, especialmente após ser compartilhado pelo filho de Maguila, o artista Júnior Ahzura, que é abertamente gay. Em uma postagem no Instagram, feita há cinco dias, Júnior homenageou o pai, dizendo: “Orgulho ter um pai que sempre me aceitou e respeitou! Mais que um herói nacional, meu pai!”

Legado além dos ringues

Maguila, que se tornou ícone no boxe brasileiro, também mostrou, através de sua postura, que o respeito pela diversidade fazia parte de seus valores. Suas palavras, que podem ter passado despercebidas em sua época, agora ecoam com força em uma sociedade que ainda luta pela inclusão e respeito.

A carreira de Maguila é marcada por feitos memoráveis dentro do ringue, mas seu legado se estende também por momentos como esse, em que, de maneira simples e autêntica, ele defendeu valores que hoje são essenciais em uma sociedade mais inclusiva e plural.

Leia também | Morre aos 66 anos o campeão brasileiro e ex-pugilista Maguila

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.