Ícone do site Portal GCMAIS

Biblioteca Pública do Ceará oferece serviços e programação para todas as idades

Biblioteca Pública do Ceará oferece serviços e programação para todas as idades

Foto: Ivy Ariane - Ascom Biblioteca Pública Estadual do Ceará

A Biblioteca Pública do Estado do Ceará (BECE), com 157 anos de história, se destaca como um centro cultural e educativo, oferecendo uma ampla gama de serviços e programação para leitores de todas as idades. Recentemente reformada, o equipamento ganhou novas instalações modernas, mantendo sua missão de preservar a memória bibliográfica do estado e oferecendo um ambiente acolhedor para o público.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O prédio, que agora conta com cinco andares, apresenta setores especializados, como obras raras, artes, leitura acessível e um espaço infantil. Descrita como um “parque cultural”, a BECE é um ponto de referência para quem busca conhecimento, cultura e lazer em Fortaleza.

Para estudantes como Lia Baima, a biblioteca vai além de um simples local de leitura. “Minha casa é agitada, então venho para cá porque consigo me concentrar nos estudos. É um lugar calmo e com estrutura excelente”, afirma a estudante.

Com um acervo que ultrapassa os 100 mil volumes, a BECE também é conhecida por sua programação diversificada, que inclui cursos, oficinas, clubes de leitura e espetáculos infantis. A acessibilidade é um ponto forte, com mais de 2 mil títulos em braille, tornando a biblioteca uma referência para pessoas com deficiência visual. “Temos uma ampla programação cultural, com atividades para todas as idades, incluindo rodas de conversa e espetáculos para o público infantil e familiar”, destaca Suzete Nunes, superintendente da BECE.

Publicidade

A biblioteca oferece acesso gratuito aos livros, com exceção das seções de obras raras e periódicos. Para empréstimos, basta realizar um cadastro simples, apresentando documento de identificação e comprovante de residência, permitindo o empréstimo de até dois livros por vez, com renovação por até 30 dias.

“Nosso acervo inclui mais de 2 mil títulos em braille, o que equivale a mais de 5 mil exemplares, pois cada volume em braille é dividido em várias partes”, explica Jeciana Campelo, bibliotecária da BECE.

Mais do que um local de pesquisa, a BECE se destaca como um ponto de inclusão e formação de leitores. “A leitura liberta e transforma. A biblioteca tem um papel essencial na formação de leitores e no fomento da cultura”, conclui Suzete Nunes.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também |IDT consolida atuação no Ceará com inserção de mais de 52 mil trabalhadores em 2024

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile