Ícone do site Portal GCMAIS

24 de dezembro é feriado ou ponto facultativo? Veja quem tem direito à folga

24 de dezembro é feriado ou ponto facultativo? Veja quem tem direito à folga

Foto: Reprodução

24 de dezembro é feriado ou ponto facultativo? O Natal de 2024 traz dúvidas sobre os dias de folga para trabalhadores. A véspera do feriado, 24 de dezembro, será ponto facultativo a partir das 14h, ficando a critério do empregador liberar os funcionários. Já o dia 25 de dezembro, quarta-feira, é feriado nacional, com folga obrigatória em todo o país.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

O ponto facultativo não é uma folga obrigatória, mas uma recomendação do poder público. Portanto, cabe a cada empresa decidir se libera ou não os funcionários no turno da tarde da véspera de Natal. Para quem deseja emendar os dias e viajar ou passar o período com a família, é importante consultar o empregador.

24 de dezembro é feriado ou ponto facultativo?

Mesmo sendo feriado nacional, algumas categorias podem ser convocadas a trabalhar no dia 25 de dezembro. O direito a benefícios, como pagamento em dobro ou folga compensatória, está previsto na Lei nº 605/49 e em normas coletivas específicas de cada setor.

Segundo o artigo 9º da Lei 605/49:
“Nas atividades em que não for possível (…) a suspensão do trabalho nos dias feriados civis e religiosos, a remuneração será paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga.”

Publicidade

Caso o trabalhador atue no dia 25 de dezembro (Natal) ou no dia 1º de janeiro (Ano Novo), os direitos garantidos incluem:

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

Últimos dias do ano: ponto facultativo

Além do Natal, a véspera de Ano Novo, 31 de dezembro, também será ponto facultativo a partir das 14h, reforçando a necessidade de acordos entre empregadores e funcionários sobre as folgas.

Para evitar dúvidas, é importante que trabalhadores consultem as regras aplicáveis em sua categoria profissional e a decisão da empresa sobre os dias de ponto facultativo.

Leia também |Centro de Referência em Direitos Humanos é inaugurado em Sobral/CE nesta quarta-feira (18)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile