PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ucrânia mata chefe da defesa nuclear e de armas químicas da Rússia em explosão em Moscou

Algumas horas depois, uma fonte do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) declarou que foram os responsáveis pela explosão

Compartilhe
Ucrânia mata chefe da defesa nuclear e de armas químicas da Rússia em explosão em Moscou
Foto: GCMais

O chefe da Força de Defesa Nuclear, Biológica e Química da Rússia, tenente-general Igor Kirillov, foi morto na manhã desta terça-feira, 17, por um dispositivo explosivo colocado perto de um bloco de apartamentos residenciais em Moscou, informou o Comitê Investigativo russo. O assistente de Kirillov também morreu na explosão.

Kirillov foi condenado à revelia por um tribunal ucraniano na segunda-feira, 16, pelo uso de armas químicas proibidas durante a operação militar da Rússia na Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022.

Leia também: Previsão do tempo no Ceará e Fortaleza hoje (04/10)

Algumas horas depois, uma fonte do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) declarou que foram os responsáveis pela explosão.

PUBLICIDADE

"Um artefato explosivo colocado em um patinete estacionado perto da entrada de um imóvel residencial foi ativado na avenida Riazanski em Moscou", disse o comitê em um comunicado. "O comandante das forças russas de defesa radiológica, química e biológica, Igor Kirilov, e seu adjunto morreram", acrescentou.

A entrada do edifício foi danificada e as janelas de vários apartamentos foram quebradas, segundo imagens publicadas por meios de comunicação russos. "Foi aberta uma investigação criminal por assassinato de dois militares em Moscou", anunciou o Comitê de Investigação.

PUBLICIDADE

Há investigadores no local realizando análises para estabelecer "todas as circunstâncias" do incidente, afirmou a mesma fonte.

PUBLICIDADE

No cargo desde abril de 2017, Kirilov foi em outubro alvo de sanções do Reino Unido pelo "desdobramento de armas químicas na Ucrânia". Seu assassinato ocorre em plena ofensiva russa na Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022.

PUBLICIDADE

"O atentado com bomba perpetrado nesta terça contra o tenente-general Igor Kirillov, comandante das forças de defesa radiológicas, químicas e biológicas das forças armadas russas, foi uma operação especial do SBU", afirmou a fonte.

Na segunda-feira (16), o presidente russo, Vladimir Putin, celebrou o avanço de suas tropas na frente ao final de um ano "crucial". (Com agências internacionais).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também
Previsão do tempo no Ceará e Fortaleza hoje (04/10)
Previsão do Tempo
Previsão do tempo no Ceará e Fortaleza hoje (04/10)
04 de out. de 2026 - 04:00
Eleições 2026 ao vivo: Grupo Cidade realiza cobertura especial do primeiro turno no Ceará e no Brasil; acompanhe
PRIMEIRO TURNO
Eleições 2026 ao vivo: Grupo Cidade realiza cobertura especial do primeiro turno no Ceará e no Brasil; acompanhe
03 de out. de 2026 - 23:45
Quase 7 milhões de eleitores do Ceará vão às urnas para escolher presidente, governador, senadores e deputados
NESTE DOMINGO (4)
Quase 7 milhões de eleitores do Ceará vão às urnas para escolher presidente, governador, senadores e deputados
03 de out. de 2026 - 23:26