SAÚDE

Vírus HMPV, com alta de casos na China, já circula no Ceará e não é novidade

Em 2024, o Estado detectou 129 amostras positivas para o vírus, que é considerado um “primo” do vírus sincicial respiratório (VSR)

Compartilhe:
10 de janeiro de 2025
Portal GCMAIS

O metapneumovírus humano (HMPV), que tem registrado aumento de casos no norte da China, já circula no Ceará e é responsável por sintomas gripais leves. Em 2024, o Estado detectou 129 amostras positivas para o vírus, que é considerado um “primo” do vírus sincicial respiratório (VSR), bem conhecido dos cearenses.

Vírus HMPV, com alta de casos na China, já circula no Ceará e não é novidade
Foto: Mateus Dantas / CMFOR

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que o vírus está circulando em todas as regiões de saúde do estado, mas até o momento não houve alteração no padrão de comprometimento clínico dos pacientes. A infecção por HMPV não é uma doença de notificação compulsória, mas segue sendo monitorada junto a outras doenças respiratórias, como influenza e Covid-19.

Das 129 amostras positivas identificadas em 2024, 51,9% são de mulheres, com idades variando de 27 dias a 86 anos. A maioria dos casos se concentra em crianças menores de 5 anos. A Vigilância Epidemiológica da Sesa continua acompanhando o cenário.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Vírus HMPV já circula no Ceará

O HMPV, identificado pela primeira vez em 2001 nos Países Baixos e registrado no Brasil em 2004, pertence à família dos Paramyxoviridae. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda as mesmas medidas preventivas aplicadas para doenças respiratórias, como gripe e Covid-19.

Os sintomas do HMPV geralmente incluem tosse, febre, congestão nasal e respiração ofegante. Embora os casos sejam, na maioria das vezes, leves, em algumas situações pode ocorrer pneumonia, principalmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

Leia também |Ceará em alerta: chuvas intensas e ventos fortes devem atingir 11 cidades neste fim de semana

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.