O volume de chuva em poucas horas superou a média esperada para todo o mês de fevereiro, agravando os impactos.
Fortes chuvas no Grande Recife deixam mortos, desalojados e causam estragos
As intensas chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife nesta quarta-feira (5) resultaram em pelo menos três mortes, desalojaram mais de 130 pessoas e causaram uma série de transtornos, como alagamentos, quedas de árvores, deslizamentos de terra e interrupções no fornecimento de água. O volume de chuva em poucas horas superou a média esperada para todo o mês de fevereiro, agravando os impactos.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Na capital pernambucana, um homem foi encontrado morto em um alagamento na Rua Dom Bosco, no Centro, próximo ao Colégio Americano Batista. Há suspeita de que ele tenha sido eletrocutado. Outro corpo foi achado na Estância, na Zona Oeste do Recife, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros.
A terceira vítima foi identificada como André Fernandes, de 43 anos. Ele saiu para trabalhar, mas foi arrastado pela correnteza e morreu em Camaragibe. Seu corpo foi resgatado no bairro Vila da Fábrica por volta das 17h20.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Devido às chuvas, 90 pessoas buscaram abrigos temporários no Recife, conforme informou a Prefeitura. Outros municípios da Região Metropolitana também foram afetados:
Fortes chuvas no Grande Recife deixam mortos, desalojados e causam estragos
Ver essa foto no Instagram
- Paulista: 20 famílias desalojadas.
- Jaboatão dos Guararapes: 17 pessoas tiveram que deixar suas casas.
- Abreu e Lima: duas pessoas precisaram sair de suas residências localizadas em áreas de risco.
Os alagamentos e as chuvas intensas causaram a interrupção do serviço da Linha Centro do Metrô do Recife e geraram diversas ocorrências:
- Recife: Foram contabilizadas 10 quedas de galhos ou árvores e 14 semáforos quebrados. Uma árvore de grande porte caiu sobre uma caminhonete na Avenida Rosa e Silva, na Zona Norte.
- Camaragibe: Seis barreiras deslizaram nos bairros de Tabatinga, Areeiro, Jardim Primavera, Timbi e Viana. O muro de uma escola técnica estadual também desabou, mas não houve feridos.
- Paulista: Uma casa desabou na Mirueira, além de dois deslizamentos de barreira em Maranguape I e Mirueira. Uma árvore caiu no bairro Nossa Senhora do Ó.
Os efeitos das chuvas foram severos em vários municípios:
- Jaboatão dos Guararapes: Foram registradas 77 ocorrências, incluindo 17 pequenos deslizamentos de barreiras. A cidade acumulou 130 mm de chuva, sendo as áreas mais atingidas Muribeca, Cavaleiro e Piedade.
- Olinda: Cinco quedas de árvores foram registradas. As equipes municipais foram mobilizadas para minimizar os alagamentos nos canais da cidade.
- Abreu e Lima: Entre terça-feira (4) e quarta-feira (5), a cidade acumulou 180 mm de chuva, superando a previsão para todo o mês de fevereiro. O município suspendeu o início do ano letivo devido às adversidades.
- Cabo de Santo Agostinho: Sem registros de feridos ou desabrigados, mas o município teve 89,11 mm de chuvas em 24 horas, o que corresponde a 67,8% da média esperada para fevereiro. As aulas da rede municipal foram adiadas.
Diversos bairros da Região Metropolitana ficaram sem água devido ao acionamento do Protocolo de Segurança de Abastecimento em áreas de morro. Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), as cidades afetadas incluem Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima e Goiana.
As chuvas também atingiram a Zona da Mata de Pernambuco. Em Nazaré da Mata, a sede da Prefeitura e a Biblioteca Pública Municipal Coronel Victor Vieira sofreram danos estruturais. No dia anterior, a Câmara de Vereadores também havia sido afetada pelo temporal.
Com a previsão de mais chuvas nos próximos dias, as autoridades recomendam que moradores de áreas de risco busquem abrigo em locais seguros e fiquem atentos aos alertas da Defesa Civil.
Leia também | Filha de sargento é presa em esquema criminoso no Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.