Ele pondera que muitas vezes os governantes deixam de direcionar recursos para melhorias no sistema prisional e nas instituições que acolhem adolescentes em conflito com a lei
Presidente do TJCE defende atuação conjunta com o Executivo contra uso de crianças e adolescentes no crime
Para o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, é necessário uma atuação conjunta entre Judiciário e Executivo para enfrentar o uso de crianças e adolescentes pelo crime organizado, no estado. A declaração foi feita na manhã desta quarta-feira (19), em entrevista exclusiva aos jornalistas Tiago Lima e Fernanda de Castro, na Rádio Jovem Pan News Fortaleza.

Segundo ele, a situação é uma “chaga aberta” na sociedade brasileira. O desembargador enfatiza que o Judiciário enfrenta limitações estruturais e materiais que dificultam a resolução desse problema, sublinhando a necessidade de uma atuação coordenada. “É impossível o Judiciário resolver essa questão sozinho”, disse.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Heráclito Vieira também falou sobre a percepção negativa da opinião pública em relação ao tratamento de crianças e adolescentes em conflito com a lei. Ele pondera que muitas vezes os governantes deixam de direcionar recursos para melhorias no sistema prisional e nas instituições que acolhem adolescentes em conflito com a lei, de modo a não desagradar esse sentimento de parte considerável da população.
Presidente do TJCE defende atuação conjunta com o Executivo contra uso de crianças e adolescentes no crime
Ver essa foto no Instagram
“A opinião pública é antipática, para dizer o mínimo, com governantes e agentes políticos que focam suas gestões e orçamentos na melhoria do sistema prisional e de acolhimento das crianças e adolescentes. Há a ideia de que são todos criminosos e que devem ser tratados da mesma forma que trataram suas vítimas, e o Estado não pode ter essa atitude”, considera.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“O sistema prisional tem sido ampliado, mas há a necessidade de ampliação maior e condições oferecidas a adolescentes em desacordo com a lei. Cometeram infrações, crimes, mas não podem ser tratados da mesma forma de quem tem maioridade.”
Concurso
Na entrevista, ele ainda informou que o edital do próximo concurso para juiz no Ceará será publicado em breve, com perspectiva de que o certame seja concluído ainda este ano. Segundo ele, há hoje defasagem de 60 a 70 magistrados no estado. “Estamos com um concurso em andamento, quem ganhou a licitação para ser a banca examinadora foi a Fundação Getúlio Vargas, e muito em breve o edital será lançado”, complementa.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A defasagem é percebida principalmente no interior do estado, em meio à saída de magistrados, que vão atuar em outros estados. “Vários magistrados submetidos a concursos no Ceará, grande parte é de outros estados, e isso gera algo interessante, porque há um compartilhamento de perfis, experiências, dá esse caráter nacional. Mas também há evasão muito grande, porque continuam tentando concurso nos estados de origem e próximo ao estado de origem. Então após assumirem, em algum tempo eles retornam”, explica ele.
Leia também | Dois cearenses estão entre os denunciados pela PGR por tentativa de golpe de Estado, junto com Bolsonaro

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Vaticano sela aposentos do Papa Francisco em cumprimento ao ritual da Sé Vacante

Ceará decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

Igrejas de Fortaleza homenageiam Papa Francisco com toque de sinos e missas especiais
