Ícone do site Portal GCMAIS

Presidente do TJCE diz que edital de novo concurso para juiz no Ceará será publicado em breve

Presidente do TJCE diz que edital de novo concurso para juiz no Ceará será publicado em breve

Foto: Reprodução

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, pontua que o edital do próximo concurso para juiz no Ceará será publicado em breve, com perspectiva de que o certame seja concluído ainda este ano. A declaração foi feita na manhã desta quarta-feira (19), em entrevista exclusiva aos jornalistas Tiago Lima e Fernanda de Castro, na Rádio Jovem Pan News Fortaleza.

Segundo ele, há hoje defasagem de 60 a 70 magistrados no estado. “Estamos com um concurso em andamento, quem ganhou a licitação para ser a banca examinadora foi a Fundação Getúlio Vargas, e muito em breve o edital será lançado”, complementa.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Presidente do TJCE diz que edital de novo concurso para juiz no Ceará será publicado em breve

A defasagem é percebida principalmente no interior do estado, em meio à saída de magistrados, que vão atuar em outros estados. “Vários magistrados submetidos a concursos no Ceará, grande parte é de outros estados, e isso gera algo interessante, porque há um compartilhamento de perfis, experiências, dá esse caráter nacional. Mas também há evasão muito grande, porque continuam tentando concurso nos estados de origem e próximo ao estado de origem. Então após assumirem, em algum tempo eles retornam”, explica ele.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

O presidente pontua ainda que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recentemente regulamentou a possibilidade de permuta ou remoção, o que pode facilitar ainda mais essa evasão de magistrados do Ceará para outros estados – acentuando a necessidade de mais profissionais para essas posições.

O cenário melhorou, segundo ele, a partir da pandemia, com a adoção de plataformas digitais para o andamento de processos, audiências e julgamentos sem a necessidade de atuação presencial. “Mas essa carência física de juízes nas comarcas do interior ainda é uma realidade e só pode ser suprida com concurso”, diz ainda.

Leia também | Dois cearenses estão entre os denunciados pela PGR por tentativa de golpe de Estado, junto com Bolsonaro

Sair da versão mobile