Em 2024, 31% dos objetos perdidos nos trens e estações do Metrofor foram recuperados por seus proprietários, superando o índice de 16% registrado em 2023. O aumento no número de resgates é atribuído à ampliação dos dias e horários de funcionamento do setor de Achados e Perdidos, que tem facilitado o processo de devolução.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Desde março de 2023, a unidade passou a funcionar até as 19h de segunda a sexta-feira, ampliando o horário em duas horas. Além disso, começou a atender aos sábados, das 8h às 14h. O aumento no número de resgates também foi impulsionado por campanhas de divulgação nas redes sociais e na imprensa.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Passageiros do Metrofor resgataram 31% dos objetos perdidos em 2024
No total, foram 481 itens e documentos devolvidos a seus donos, de um total de 1.547 objetos perdidos durante viagens nas linhas Sul, Oeste e Nordeste. Segundo Sérgio Wirtzbic, chefe da Unidade de Segurança Operacional, os itens mais esquecidos pelos passageiros incluem garrafas de hidratação, guarda-chuvas, chaves, cartões e documentos.
Contudo, um item peculiar chamou a atenção da equipe do setor: um álbum de fotografias encontrado na Estação José de Alencar, em 2021. O álbum contém imagens de momentos importantes de uma família, como passeios, aniversários e registros cotidianos. Até hoje, o álbum segue no setor de Achados e Perdidos, aguardando o resgate.
O atendimento do setor de Achados e Perdidos pode ser realizado pelo telefone (85) 3212-1069 ou presencialmente, na Estação Chico da Silva. O horário de funcionamento é das 8h às 19h de segunda a sexta-feira e das 8h às 14h aos sábados. Os itens ficam disponíveis para resgates por 90 dias. Para a retirada de um objeto, é necessário apresentar documento de identidade e fornecer uma descrição detalhada do item e das circunstâncias em que foi perdido.
Leia também | Operação contra falsos advogados prende nove suspeitos no Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<