O regulador destacou que, apesar da transição entre os períodos chuvoso e seco, a geração nas usinas hidrelétricas permanece estável
Contas de luz terão bandeira verde em abril, sem cobrança adicional, anuncia Aneel
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (28) que o mês de abril contará com a bandeira tarifária verde, o que significa que não haverá custo adicional na tarifa de energia elétrica. O regulador destacou que, apesar da transição entre os períodos chuvoso e seco, a geração nas usinas hidrelétricas permanece estável.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A medida representa o quinto mês consecutivo com a bandeira verde, que reflete uma situação favorável no setor elétrico. Em contrapartida, para o mês de maio, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) havia projetado a bandeira tarifária amarela, considerando os quatro cenários avaliados. No entanto, as previsões de chuvas desfavoráveis para os próximos meses aumentaram a probabilidade de um custo adicional na tarifa, o que motivou a revisão das expectativas para a bandeira amarela.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Contas de luz terão bandeira verde em abril
Em 2024, a situação foi diferente, quando a seca histórica no segundo semestre levou a Aneel a acionar a bandeira tarifária vermelha, patamar 1, pela primeira vez em mais de três anos, em setembro. Essa ação foi uma resposta ao risco hidrológico (GSF) e ao aumento no Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), indicador que reflete o custo de geração de energia.
Para definir a bandeira tarifária, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avalia, mensalmente, o custo variável da produção de energia, levando em consideração a disponibilidade de recursos hídricos e a necessidade de acionar fontes de geração mais caras. A arrecadação gerada pela bandeira tarifária é destinada a cobrir esses custos adicionais.
Leia também | Fortaleza inaugura segunda Delegacia de Defesa da Mulher nesta segunda-feira (31)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Ganhador da Mega da Virada não saca prêmio no prazo e perde R$ 1,4 milhão

Zelensky aciona Lula para mediação com a Rússia em meio à pressão global

Protesto reúne 200 pessoas em Barcelona contra anulação da condenação de Daniel Alves
