Após serem divulgadas notícias sobre uma suposta redução nas porções distribuídas nas merendas escolares da rede pública de ensino do município de Fortaleza, a Secretaria Municipal de Educação (SME) veio a público esclarecer como é feita a distribuição. A secretaria informou que são servidas e distribuídas, por dia, mais de 500 mil porções em toda modalidade de ensino da Rede Municipal.
"Todas as refeições destinadas são elaboradas por nutricionistas, levando em consideração as recomendações presentes nas legislações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O número de refeições é oferecido de acordo com o tempo que o aluno passa na escola“, informou.
Em vídeo nas redes sociais, Larissa Vilar, nutricionista da SME, disse que "os cardápios são feitos com as modalidades de ensino e faixa etária dos estudantes".
Confira o vídeo da íntegra:
Ver essa foto no Instagram
O ex-prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), chegou a criticar a atual gestão. Numa publicação nas redes sociais, Sarto disse que houve uma redução na quantidade e na qualidade dos alimentos oferecidos na merenda escolar da rede pública municipal.
"É inaceitável o que está acontecendo nas escolas municipais na gestão do PT. Reduzindo a quantidade e a qualidade da merenda escolar, segundo denúncias dos próprios petistas nas redes sociais. Isso é muito grave", escreveu o ex-prefeito.
A SME informou que a informação é falsa e ressaltou o número de 500 mil refeições servidas diariamente. A secretaria disse ainda que os cardápios são específicos para alunos com necessidades nutricionais especiais (NNE). “O que favorece a segurança alimentar dos estudantes durante a permanência deles no ambiente escolar".




