Praça da Imprensa terá ação com vários serviços no próximo sábado (5)
Abril Laranja: campanha busca conscientizar sociedade contra maus-tratos a animais
O mês de abril é marcado pela campanha “Abril Laranja”, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção contra os maus-tratos a animais. A iniciativa reforça que cães, gatos e outros animais de estimação são seres capazes de sentir dor, medo e afeto, e que sua proteção deve ser garantida por toda a sociedade.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A história de Pandora, uma cadela da raça pincher, ilustra bem essa necessidade de cuidado. Sua tutora, Valéria Martins, resgatou a cadela de uma situação de maus-tratos quando ainda era filhote. “O dono verdadeiro dela batia nela com cabo de rodo, vassoura, essas coisas”, relatou Valéria. Aos dez meses, Pandora foi acolhida por sua nova tutora e passou a receber carinho e proteção.
No entanto, as últimas semanas têm sido angustiantes para Valéria. A cadela fugiu após um incêndio atingir o prédio onde moram, no bairro Meireles, em Fortaleza. Desde então, a vendedora busca incansavelmente por notícias da sua companheira. “Tenho medo que ela esteja na rua ou que alguém tenha pego e esteja maltratando. Não quero que ela sofra outra vez, porque ela já sofreu e ela só é inocente”, desabafou.
Ver essa foto no Instagram
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A preocupação de Valéria se justifica, pois casos de maus-tratos ainda são frequentes. Na semana passada, a Polícia Civil prendeu em flagrante uma mulher na Praia de Iracema, suspeita de negligência contra um poodle. O cão, de 14 anos, foi encontrado coberto por três quilos de pelos, com ferimentos e infecções. Após ser resgatado, recebeu atendimento e já encontrou um novo lar.
Para incentivar a adoção responsável e garantir cuidados essenciais aos animais, a Secretaria de Proteção Animal de Fortaleza promoverá, no dia 5 de abril, um evento na Praça da Imprensa, a partir das 8h30. “Vamos ter vacinação antirrábica, vermifugação, orientações com veterinários, palestras sobre saúde bucal para pets, entrega de brindes e um evento de adoção, que é o mais importante para tirarmos animais das ruas e conseguirmos um lar para eles”, destacou Apollo Vicz, secretário de Proteção Animal de Fortaleza.
Denunciar casos de maus-tratos é essencial para coibir abusos. A população pode registrar denúncias em delegacias da Polícia Civil ou de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181. “Os animais não têm fala humana, mas demonstram sofrimento de outras formas, seja por meio do olhar, do comportamento ou do choro”, reforçou Valéria Martins.
A legislação brasileira prevê punição para quem maltratar animais. “A pena para maus-tratos pode variar de três meses a um ano de detenção. No entanto, a lei 14.064, de 2020, aumentou a punição para casos contra cães e gatos, estabelecendo penas de dois a cinco anos de prisão, além da possibilidade de prisão em flagrante”, explicou o advogado Leandro Vasques.
Leia também | Mulher é presa em flagrante por maus-tratos a cachorro em Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Advogados trocam tapas durante discussão em Fortaleza; OAB-CE se pronuncia

Número de feminicídios cai quase pela metade no início de 2025 no Ceará

Aposentados e pensionistas do INSS podem consultar antecipação do 13º salário a partir de 17/04
