5 pontos percentuais

Pesquisa Datafolha mostra melhora na avaliação positiva do Governo Lula 3

Regionalmente, o Nordeste e o Sudeste registraram os maiores avanços na avaliação positiva durante o período

Compartilhe:
5 de abril de 2025
Portal GCMAIS

A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (5), revelou uma recuperação na avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O índice de aprovação, que inclui os que avaliam a gestão como “ótima” ou “boa”, subiu de 24%, em fevereiro, para 29%, no mês de abril. Além disso, a reprovação registrou queda durante o período, com 38% dos entrevistados tendo dito considerar o governo “ruim” ou “péssimo”, menos do que os 41% do levantamento anterior.

Pesquisa Datafolha mostra melhora na avaliação positiva do Governo Lula 3
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 3 de abril, com 3.054 pessoas em 172 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Resultados detalhados da pesquisa:

  • Ótimo/bom: 29% (subiu de 24%)
  • Regular: 32% (estável em relação a fevereiro)
  • Ruim/péssimo: 38% (caiu de 41%)
  • Não sabem: 1% (redução de 2%)

A recuperação na aprovação foi mais expressiva entre eleitores com maior escolaridade e renda. Entre aqueles com ensino superior, o índice subiu de 18% para 31%, enquanto nas faixas de renda acima de cinco salários mínimos houve um aumento proporcional semelhante.

Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

No entanto, entre os mais pobres, tradicional base de apoio do presidente, a aprovação subiu apenas um ponto percentual, dentro da margem de erro.

Pesquisa Datafolha aponta que houve melhora na avaliação positiva do Governo Lula 3

Regionalmente, o Nordeste e o Sudeste registraram os maiores avanços na avaliação positiva, com destaque para o Sudeste, onde o índice subiu cinco pontos percentuais.

As expectativas futuras sobre o governo permanecem divididas: 35% dos entrevistados acreditam que a gestão será “ótima” ou “boa”, enquanto outros 35% esperam um desempenho “ruim” ou “péssimo”. Para 28%, a administração deve permanecer regular.

Leia também | Em encontro estadual, PT fortalece o nome de Guimarães para o Senado: “A vontade do partido é que eu seja o candidato”

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.