O investimento necessário para as obras já está garantido pelo Governo Federal, por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
Ordens de serviço das obras do Campus Iracema e do Hospital Universitário da UFC serão assinadas na quarta-feira (16)
O ministro da Educação, Camilo Santana, e o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, assinam na quarta-feira (16) as ordens de serviço para o início das obras do Campus Iracema e do novo Hospital Universitário. O Campus Iracema, que incluirá a nova sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN), será construído no terreno em que seria erguido o Acquario Ceará.

O investimento necessário para as obras já está garantido pelo Governo Federal, por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que destina recursos para projetos de infraestrutura nas universidades. O anúncio da inclusão do Campus Iracema e do novo hospital no programa foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita a Fortaleza, em junho de 2024.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O orçamento para a obra do Labomar e CTCN é de R$ 113.931.652,57. A execução será feita pelo Consórcio Labomar 2025, liderado pela construtora Porto Ltda., e terá um prazo total de 900 dias, sendo 180 dias para elaboração do projeto executivo e 720 dias para a execução das obras.
Já a obra do novo Hospital Universitário, com orçamento de R$ 179.350.000,00, será conduzida pela Alcance Engenharia e Construção Ltda. A previsão para a entrega do hospital é de 810 dias, com 90 dias para o projeto executivo e 720 dias para a execução da obra.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Labomar e CTCN
Desde dezembro de 2023, a UFC firmou protocolos de intenção com a Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e o Governo do Estado do Ceará para a cessão do terreno onde teria sido construído o Acquario Ceará.
Com a readequação do prédio do antigo Acquario, a nova sede do Labomar deverá comportar os cursos de graduação em Oceanografia e Ciências Ambientais, além de abrigar o Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais. Com a expansão da estrutura, dois novos cursos devem ser oferecidos: Turismo Ecológico e Meteorologia. O CTCN, por sua vez, será um centro interativo e educativo, com exposições permanentes sobre os ecossistemas do Ceará, incluindo simulações de ecossistemas marinhos e extintos, além de um espaço para astronomia e um anfiteatro.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Hospital Universitário
Em outubro de 2024, a UFC, o MEC e o Governo do Estado do Ceará autorizaram a licitação para a construção da unidade hospitalar, que aproveitará o prédio e parte dos projetos do Hospital do Coração, vinculado ao Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM).
Com 17 pavimentos, o novo hospital terá foco em atendimento de alta complexidade, como transplantes de órgãos e tratamentos de doenças como o Acidente Vascular Cerebral (AVC). A unidade contará com infraestrutura que inclui salas cirúrgicas robóticas, exames de imagem avançados, como o PET Scan, e novos leitos de UTI.
Leia também | Fiéis acompanham passagem de relíquias dos pais de Santa Teresinha em Fortaleza

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Corpo de adolescente é encontrado no Rio Coreaú, em Granja, no interior do Ceará

Caminhonete e moto colidem em acidente em Aracati/CE e duas pessoas morrem

Ceará Te Acolhe: projeto de acolhimento a mães atípicas será lançado ainda em abril, diz Jade Romero
