Ícone do site Portal GCMAIS

Previsão do tempo no Ceará aponta que Semana Santa deve ser com menos chuvas

Previsão do tempo no Ceará aponta que Semana Santa deve ser com menos chuvas

Foto: Marciel Bezerra

A previsão do tempo indica redução no volume de chuvas em todas as macrorregiões do Ceará durante o período da Semana Santa. As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que também aponta um aumento significativo nas temperaturas nos próximos dias.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Segundo a Funceme, a maior estabilidade atmosférica favorece a elevação das temperaturas, especialmente nesta quarta-feira (16), quando são esperados valores máximos acima de 34°C em regiões como Jaguaribana, Cariri, Sertão Central, Inhamuns e Litoral Norte. O céu mais limpo, com menos nebulosidade, contribui diretamente para esse aquecimento.

Nas últimas 24 horas, os municípios que registraram as maiores temperaturas foram:

Apesar do calor, a Funceme alerta para a possibilidade de precipitações isoladas em função de efeitos locais, como o sistema de brisa, interação dos ventos com o relevo e a combinação de umidade e calor intenso.

Publicidade

Chuvas em mais de 10 municípios cearenses

Mesmo com a tendência de tempo mais estável, 11 municípios cearenses registraram chuva entre as 7h de terça-feira, 15, e 7h desta quarta-feira, 16. As precipitações foram concentradas, principalmente, nas regiões do Sertão Central e Inhamuns, Maciço de Baturité e Cariri.

O município de Caridade apresentou o maior acumulado do período, com 34 milímetros. Confira os demais registros:

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Fortaleza ainda não apresentou acumulado significativo de chuva no período analisado. Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não emitiu alertas de perigo para chuvas intensas no Estado.

Previsão do tempo para o Ceará

Quarta-feira, (16):

Quinta-feira, (17):

Sexta-feira, (18) (Sexta-Feira Santa):

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas no Ceará durante o período da quadra chuvosa (fevereiro a maio). Trata-se de uma faixa semipermanente de nebulosidade próxima à linha do Equador, originada pela convergência dos ventos alísios dos hemisférios Norte e Sul.

Esse encontro de ventos provoca o levantamento do ar quente e úmido, favorecendo a formação de nuvens do tipo cumulonimbus, responsáveis por chuvas fortes e tempestades.

Leia também | Alto Santo registra maior temperatura de abril no Ceará até o momento; confira a lista

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile