O resultado faz parte dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2023, divulgados pelo INEP
UFC é destaque nacional com nota máxima na avaliação da qualidade do ensino superior
A Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu, pela segunda vez consecutiva, a nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que mede a qualidade do ensino superior no Brasil. O resultado faz parte dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2023, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em live realizada na última sexta-feira (11).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Entre as 2.101 instituições públicas e privadas avaliadas em todo o país, apenas 66 (3,2%) alcançaram o conceito máximo. A UFC integra o grupo de 33 instituições públicas que obtiveram nota 5. No Ceará, além da UFC, apenas uma instituição particular atingiu o mesmo nível de excelência, colocando o estado na nona posição no ranking nacional. Das 27 unidades federativas, apenas 14 tiveram instituições com nota máxima.
O pró-reitor de Graduação da UFC, professor Davi Romero, destaca o desempenho como resultado do trabalho coletivo da universidade. “Estamos muito felizes com o resultado em geral, pois dos 25 cursos, apenas quatro ficaram com nota 3, que é um valor regular”, pontuou.
Entre os cursos com melhor desempenho, destacam-se Farmácia e Fisioterapia, em segundo lugar nacional, entre 590 e 711 cursos avaliados, respectivamente. Zootecnia ficou em quarto lugar entre 111 cursos e Enfermagem, em quinto, entre 976. Todos esses cursos são ofertados nos campi de Fortaleza.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O diretor da Divisão de Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV), Marcizo Viana, explica que o resultado é obtido a partir de uma combinação de indicadores previstos na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), incluindo o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). “O ENADE constitui-se como um indicador de qualidade da educação superior e, junto com os demais indicadores, subsidia políticas públicas e a indução da expansão da educação superior”, afirma.
O IGC considera a média dos Conceitos Preliminares de Cursos (CPCs), os conceitos da CAPES para os programas de pós-graduação stricto sensu e a distribuição dos estudantes entre graduação e pós-graduação. Além do IGC, também foram divulgados os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que avaliam a infraestrutura e o desempenho dos alunos no ENADE.
Em 2023, o ENADE avaliou 9.812 cursos no Brasil. Os destaques nas áreas de saúde e bem-estar foram Medicina (nota média 65) e Fisioterapia (53,67). Entre as engenharias, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental (55,22) se sobressaíram. No ensino tecnológico, Segurança do Trabalho obteve a maior média (52,63).
A edição de 2024 do ENADE será voltada exclusivamente para cursos de licenciatura, segundo decisão do MEC. Na UFC, 25 cursos foram avaliados, e o resultado oficial está previsto para ser divulgado até o fim de 2025.
Leia também | Homem furta celular de ambulância durante socorro e serviço fica sem comunicação
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Arce determina que todos os ônibus da Região Metropolitana de Fortaleza têm que rodar com ar-condicionado

Trump manda reabrir Alcatraz, a prisão das fugas impossíveis

Acidente com carro de integrante do Desejo de Menina termina em morte de bancária em Pernambuco
