PROTOCOLOS

Funeral do Papa Francisco será marcado pela simplicidade em relação aos antecessores; entenda

Francisco dispensou os protocolos tradicionais que envolviam múltiplos caixões, longos ritos e exposição pública do corpo.

Compartilhe:
22 de abril de 2025
Portal GCMAIS

O funeral do Papa Francisco, marcado para o próximo sábado (26), às 10h (5h no horário de Brasília), será diferente de tudo o que se viu nas últimas décadas no Vaticano. Em vida, Jorge Mario Bergoglio deixou orientações claras sobre como desejava que fosse sua despedida: simples, sem ostentação e fiel ao espírito de humildade que marcou seu pontificado.

Funeral do Papa Francisco será marcado pela simplicidade em relação aos antecessores; entenda
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

Desde a confirmação de sua morte, na segunda-feira (21), o Vaticano iniciou os ritos previstos para o período da “sé vacante” — quando a Santa Sé permanece sem um pontífice até a eleição de um sucessor. A aparente quietude na cidade-estado, onde o tempo parece ter parado, é marcada por rituais milenares e, agora, por mudanças promovidas pelo próprio Francisco.

Ao contrário dos antecessores, Francisco dispensou os protocolos tradicionais que envolviam múltiplos caixões, longos ritos e exposição pública do corpo. Ele decidiu que seu corpo não será colocado em um trono elevado na Basílica de São Pedro, tampouco será exposto fora do caixão. A cerimônia será mais curta e direta.

O corpo, atualmente na Capela da Casa Santa Marta — residência que o papa escolheu viver, em vez do Palácio Apostólico — será levado diretamente à Basílica de São Pedro na manhã de quarta-feira (23). Lá, o caixão ficará ao nível do chão, diante dos fiéis. Francisco também aboliu a tradição dos três caixões (dois de madeira e um de chumbo): será sepultado em um único caixão de madeira, reforçado com metal.

Funeral do Papa Francisco será marcado pela simplicidade em relação aos antecessores; entenda

Apesar da simplicidade, o funeral será público e com presença de líderes religiosos e chefes de Estado de todo o mundo. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou presença, junto à primeira-dama Janja, além dos presidentes do Senado, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<< 

A missa de corpo presente acontecerá na Praça São Pedro, com transmissão ao vivo para milhões de fiéis ao redor do mundo.

Em mais uma decisão inédita, o Papa Francisco optou por não ser enterrado na tradicional cripta dos papas, localizada sob a Basílica de São Pedro, onde estão sepultados mais de 100 pontífices. Seu desejo é repousar na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma — considerada a mais importante igreja mariana do mundo, e onde o papa argentino costumava rezar antes e depois de cada viagem apostólica.

Com a morte do papa, todos os cargos da Cúria Romana, inclusive o do secretário de Estado, são automaticamente extintos. Apenas funções ligadas à organização do conclave e à transição permanecem ativas. O camerlengo, cardeal Kevin Farrell, já deu início aos procedimentos formais: confirmou a morte, lacrou os apartamentos papais e destruiu o anel do papa — embora Francisco tenha recusado o tradicional anel do pescador, optando por um anel simples de bispo.

Um adeus coerente com sua vida

Desde o início de seu papado em 2013, Francisco foi um reformador. Escolheu viver com simplicidade, aproximou-se dos pobres, pregou a misericórdia e desafiou estruturas consolidadas da Igreja. Sua despedida reflete essa mesma essência: uma cerimônia austera, centrada na fé, longe da pompa, e voltada para o povo.

A partir de domingo (27), começa a contagem oficial para o conclave que elegerá o próximo papa. Até lá, a Igreja Católica vive o vazio da sé vacante, à espera de seu novo líder.

Leia também | Elmano de Freitas e Evandro Leitão publicam mensagens de despedida ao Papa Francisco

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.