A tromba d’água ocorre em áreas de rios, lagos ou mares e atrai a atenção pela sua força e imponência
Tromba d’água é registrada em praia de Fortaleza; vídeo
Uma tromba d’água foi registrada no Aterro da Praia de Iracema, na Beira Mar de Fortaleza, nesta terça-feira (22). O vídeo mostra o fenômeno, que é similar a um tornado, ocorrendo no mar a certa distância da faixa de areia. A tromba d’água ocorre em áreas de rios, lagos ou mares e atrai a atenção pela sua força e imponência.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O fenômeno surge quando uma nuvem de tempestade gera um redemoinho de vento que desce até a superfície da água, puxando gotículas e formando uma coluna visível de água em movimento. Embora esse tipo de evento seja, na maioria das vezes, fraco e passageiro, ele oferece riscos para pequenas embarcações que possam estar na área.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) alerta que, ao avistar uma tromba d’água, a recomendação é manter distância para evitar acidentes. “Esse fenômeno já foi registrado em diversas praias do Ceará e é frequentemente associado às intensas chuvas típicas da estação”, destaca a Fundação.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No dia 4 de abril uma outra tromba d’água foi registrada na praia de Barra Nova, em Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
O fenômeno meteorológico, embora raro, é uma característica das regiões litorâneas do estado, especialmente em períodos de instabilidade climática, quando as condições de ventos fortes e chuvas torrenciais favorecem a formação dessas colunas d’água. Por isso, é importante que pescadores e turistas fiquem atentos aos alertas meteorológicos e evitem navegar durante condições adversas.
Leia também | Ceará Te Acolhe: projeto de acolhimento a mães atípicas será lançado ainda em abril, diz Jade Romero
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Prefeitura de Fortaleza lança programa que conecta alunos da rede pública à universidade

Estudo da Uece identifica compostos químicos potencialmente tóxicos em camarões pescados no Ceará

Parque do Cocó lidera ranking nacional de visitação entre parques estaduais
