A ação tem como objetivo reduzir a liberação de gases de efeito estufa e garantir o cumprimento da legislação ambiental
Cagece monitora frota de 423 veículos a diesel para reduzir impactos ambientais no Ceará
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) deu início, neste ano de 2025, aos testes de emissão de fumaça preta em sua frota de veículos a diesel. A ação faz parte de um termo de cooperação técnica firmado com a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans) e tem como objetivo reduzir a liberação de gases de efeito estufa e garantir o cumprimento da legislação ambiental.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Ao todo, 423 veículos da Cagece passarão pela avaliação até o fim do ano. Segundo a companhia, os primeiros testes não identificaram emissão de fumaça preta — um indicativo de falha na queima de combustível e também uma das principais causas da poluição atmosférica.
A ação é regulamentada pela Portaria 100/1980 do Ministério do Interior e pela Resolução nº 18/1986 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Os testes são realizados pela Fetrans por meio do Programa Ambiental do Transporte (Despoluir), com uso de equipamentos como opacímetro e tacômetro.
De acordo com o gerente de Meio Ambiente da Cagece, Delano Cidrack, a parceria tem duração inicial de três anos, podendo ser prorrogada. “A proposta é que seja feita uma análise anual para evitar que a frota apresente emissão de fumaça preta. Os resultados até agora têm sido satisfatórios e refletem a qualidade das manutenções feitas pela companhia”, destaca.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Além do monitoramento, a Cagece também realiza manutenções preventivas e corretivas, tanto com equipes próprias quanto em oficinas parceiras. A empresa utiliza o diesel S10, com menor teor de enxofre, contribuindo para a preservação ambiental e maior vida útil dos veículos. “Essa escolha também reduz custos de manutenção”, explica Jorge Mota, gerente de Transportes da Cagece.
A coordenadora do núcleo socioambiental da Fetrans, Fernanda Lima, ressalta a importância da iniciativa. “A parceria com a Cagece amplia a rede de atuação do programa Despoluir e reforça o compromisso ambiental nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão”, afirma.
Leia também | Fortaleza registra 11 casos de leptospirose em 2025 e reforça alerta durante as chuvas
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Celulares, acessórios eletrônicos e perfumes são apreendidos em operação da Receita Federal contra comércio irregular em Fortaleza

O que os agostinianos no Brasil esperam do papa Leão XIV

Leão XIV tira selfie com fiéis e dá autógrafo: ‘Preciso treinar a nova assinatura’
