A Polícia Federal já está autorizada a cumprir o mandado de prisão, mas a defesa afirma que o ex-presidente irá se apresentar voluntariamente à Justiça.
Quando Collor vai ser preso? Entenda os próximos passos após decisão de Moraes sobre o ex-presidente
A prisão do ex-presidente Fernando Collor de Mello pode acontecer a qualquer momento a partir da manhã desta sexta-feira (25). A ordem foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que rejeitou recursos apresentados pela defesa e determinou o cumprimento imediato da pena de 8 anos e 10 meses em regime fechado. Collor foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por participação em um esquema envolvendo a BR Distribuidora e a empreiteira UTC Engenharia, no contexto da Operação Lava Jato.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A Polícia Federal já está autorizada a cumprir o mandado de prisão, mas a defesa afirma que o ex-presidente irá se apresentar voluntariamente à Justiça. Enquanto isso, a decisão de Moraes será analisada pelos demais ministros do STF em uma sessão virtual extraordinária, marcada para começar às 11h desta sexta e terminar às 23h59. O julgamento ocorrerá no plenário virtual da Corte e servirá para que os ministros decidam se confirmam ou não a determinação do relator. Segundo Moraes, os recursos apresentados pela defesa tinham caráter “meramente protelatório” e, por isso, não impedem o início da execução da pena.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Collor foi acusado de receber cerca de R$ 20 milhões em propina para facilitar contratos da BR Distribuidora com a UTC. A decisão de Moraes também rejeita recursos dos outros condenados no mesmo processo: Pedro Paulo Leoni Ramos, que começará a cumprir pena em regime semiaberto, e Luís Pereira Duarte Amorim, que teve penas restritivas de direitos mantidas.
A defesa de Collor, em nota, afirmou ter recebido a decisão com “surpresa e preocupação”, e questiona a rejeição dos recursos sem julgamento colegiado, alegando ainda possível prescrição da pena. Apesar disso, reafirmou que o ex-presidente se apresentará à Justiça, mesmo enquanto avalia novas medidas judiciais. O país agora aguarda a decisão do plenário do STF e os próximos passos da execução da sentença.
Leia também | Moraes determina prisão imediata do ex-presidente Fernando Collor
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Conheça o cardeal brasileiro que quase virou Papa em conclave que elegeu João Paulo II

Alece aprova novo limite territorial entre cinco municípios do interior do Ceará

Bolsonaro sancionou sem vetos medida que colocava fim no controle em descontos no INSS
