RESERVA HÍDRICA

Após 14 anos, açude Orós pode sangrar nos próximos dias

A última vez que o reservatório transbordou foi em março de 2011

Compartilhe:
26 de abril de 2025
Tiago Lima

O açude Orós pode sangrar nos próximos dias, é o que afirma a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH). Em entrevista exclusiva à Jovem Pan News Fortaleza 92,9 FM, o secretário executivo da SRH, Ramon Rodrigues, garantiu que falta pouco para que as águas extrapolem o limite de abastecimento do reservatório.

Após 14 anos, açude Orós pode sangrar nos próximos dias
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“Nós temos essa expectativa. O Orós, nesse último, mês ganhou boa recarga de água. O reservatório que mais recebeu água no estado. Faltam mais ou menos cinco centímetros de espelho d’água, e tem recebido cerca de 2 centímetros de água por dia”, explicou.

Leia também | Mercado imobiliário de Fortaleza movimenta R$ 1,1 bilhão no primeiro bimestre de 2025

A expectativa é muito grande para que o Orós transborde. A última vez que isso ocorreu foi em março de 2011, por isso, moradores e admiradores acompanham diariamente a evolução. Ramon Rodrigues esclarece que, apesar de faltarem poucos centímetros para o açude Orós sangrar, é importante lembrar que a cada medida dessa, aumenta o volume de água necessário para encher o reservatório.

“À medida que vai chegando próximo a sangrar, cada centímetro desse representa um volume substancial por conta do espelho d’água que vai aumentando. Então, nossa expectativa é que até domingo, dia 27, se continuar chegando a água que tem chegado no Orós, ele deve sangrar”, reforça Ramon Rodrigues.

O que precisa para o açude Orós sangrar

Para chegar a transbordar, o reservatório depende de chuvas nas regiões mais ao sul, e que outros reservatórios que o antecedem também cheguem ao limite máximo e transbordem.

“O Orós está na Bacia do Alto Jaguaribe. As chuvas foram muito boas. Tem o Arneiroz, que já está sangrando há um bom tempo; tem o Caldeirões, em Saboeiro, sangrando… uma série de outros reservatórios que estão vertendo e toda essa água vem pro Orós”, ressalta.

Segundo levantamento do Portal Hidrológico do Ceará, dos 157 açudes monitorados, atualmente, o estado tem 49 sangrando, outros 14 com armazenamento acima de 90% da capacidade, e 29 com menos de 30%.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.