DURANTE OPERAÇÃO DA POLÍCIA

Quatro toneladas de fios de cobre de origem ilícita são apreendidas dentro de galpão em Maracanaú

A ação foi coordenada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e faz parte de uma investigação que apura crimes de furto e receptação de cobre na região

Compartilhe:
26 de abril de 2025
Portal GCMAIS

Na tarde desta sexta-feira (25), uma operação da Polícia Civil do Ceará (PCCE) resultou na apreensão de cerca de quatro toneladas de fios e equipamentos de cobre de origem ilícita em um galpão no município de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Três homens foram detidos na operação.

Quatro toneladas de fios de cobre de origem ilícita são apreendidas dentro de galpão em Maracanaú
Foto: Divulgação/PCCE

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A ação foi coordenada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e faz parte de uma investigação que apura crimes de furto e receptação de cobre na região. Durante as diligências, os agentes identificaram um imóvel suspeito de ser utilizado para o armazenamento de materiais furtados. Ao chegar ao local, os policiais visualizaram um caminhão em atividade suspeita e, após entrar no galpão, localizaram diversos sacos contendo fios de cobre, hidrômetros, além de uma empilhadeira e três caminhonetes.

De acordo com a Polícia Civil, os três funcionários encontrados no galpão durante a apreensão em Maracanaú foram conduzidos até a DRF para prestar esclarecimentos e, posteriormente, liberados, já que não foram encontrados indícios de envolvimento deles nos furtos dos fios de cobre até o momento.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Em nota, a Enel Ceará, distribuidora de energia elétrica no estado, destacou que o furto de cabos de energia é crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, e traz sérios prejuízos à população. Segundo a empresa, em 2023, mais de meio milhão de unidades consumidoras no Ceará sofreram interrupções no fornecimento de luz em decorrência desses furtos, afetando especialmente as regiões litorâneas.

Em 2024, o volume de cabos furtados cresceu aproximadamente 26% em comparação ao ano anterior, totalizando cerca de 320 quilômetros de cabos subtraídos até dezembro.

Para enfrentar o problema, a distribuidora de energia tem adotado medidas como a substituição de cabos de cobre por cabos de alumínio ou aço cobreado, materiais considerados menos atrativos para criminosos. A troca vem ocorrendo em áreas de alta incidência de furtos e também passou a ser prática em novos projetos de extensão de rede elétrica no estado.

Leia também | Mercado imobiliário de Fortaleza movimenta R$ 1,1 bilhão no primeiro bimestre de 2025

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.