PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Decreto remove limite anual de vagas para mestrado e doutorado de professores de Fortaleza

Regulamentação permite afastamentos parciais ou integrais e beneficia servidores efetivos da SME

Compartilhe
Decreto remove limite anual de vagas para mestrado e doutorado de professores de Fortaleza
Foto: GCMais

A Prefeitura de Fortaleza publicou um novo decreto que elimina o limite anual de afastamentos para professores da rede municipal cursarem mestrado e doutorado. A medida, anunciada nesta semana pelo prefeito Evandro Leitão, durante reunião de Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal da Educação (SME), substitui o dispositivo anterior que restringia a concessão a apenas 20 vagas por modalidade a cada ano.

“Estamos removendo o dispositivo que estabelecia limite anual de professores autorizados a se licenciar para cursar mestrado ou doutorado. Não era razoável limitar a qualificação dos professores, pois atrapalhava o desenvolvimento dos profissionais e, consequentemente, da qualidade do ensino das nossas crianças e adolescentes”, afirmou o prefeito. Com a mudança, a concessão dos afastamentos passará a ser feita com base em critérios técnicos e disponibilidade orçamentária, sem restrição numérica prévia.

Leia também: Desempenho de alunos cearenses atrai provas da USP e da Unicamp para Fortaleza

O novo decreto representa um avanço nas políticas de valorização docente e formação continuada. A regulamentação permite afastamentos parciais ou integrais e beneficia servidores efetivos da SME que estejam matriculados em cursos de pós-graduação stricto sensu recomendados pela Capes, tanto no Brasil quanto no exterior. Os critérios incluem vínculo do curso com a área de atuação do professor, possibilidade de substituição nas atividades escolares e compatibilidade com a carga horária.

PUBLICIDADE

Para o secretário municipal da Educação, Idilvan Alencar, a iniciativa reforça o compromisso da atual gestão com a excelência no ensino público. “Fortaleza quer ser referência em educação pública de qualidade, e isso passa pela qualificação dos nossos professores. O decreto é uma conquista para toda a Rede e uma demonstração clara da sensibilidade do prefeito com a pauta da formação docente”, declarou.

PUBLICIDADE
Leia também
Desempenho de alunos cearenses atrai provas da USP e da Unicamp para Fortaleza
EDUCAÇÃO
Desempenho de alunos cearenses atrai provas da USP e da Unicamp para Fortaleza
06 de out. de 2026 - 11:45
Siará Tech Summit 2026 aposta em negócios, inteligência artificial e formação de talentos
DE 7 A 9 DE OUTUBRO
Siará Tech Summit 2026 aposta em negócios, inteligência artificial e formação de talentos
30 de set. de 2026 - 23:17
UFC aprova cinco novos cursos de graduação para 2027.1 em Fortaleza, Russas e Quixadá
GRADUAÇÃO
UFC aprova cinco novos cursos de graduação para 2027.1 em Fortaleza, Russas e Quixadá
30 de set. de 2026 - 09:25