PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Colisões entre trens e veículos caem quase 50% no Ceará no primeiro semestre de 2025

Em Sobral, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) teve redução de 16,7% nos abalroamentos.

Compartilhe
Colisões entre trens e veículos caem quase 50% no Ceará no primeiro semestre de 2025
Foto: GCMais

O número de colisões entre trens e veículos no Ceará apresentou uma redução expressiva no primeiro semestre de 2025. Segundo dados do Metrofor, o estado registrou 12 ocorrências entre janeiro e junho, o que representa uma queda de 47,8% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 23 casos. A queda é atribuída a ações preventivas, melhorias na sinalização e campanhas de conscientização, com destaque para os municípios de Sobral e Fortaleza.

Em Sobral, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) teve redução de 16,7% nos abalroamentos. Um dos principais fatores foi a sincronização entre os semáforos rodoviários e as sinalizações ferroviárias, fazendo com que os semáforos para os veículos fechem automaticamente com a aproximação dos trens. Até o momento, 13 das 29 passagens de nível da cidade já contam com o sistema integrado, além de sinalização sonora e luminosa que reforça o alerta aos condutores. Na capital, Fortaleza, os resultados também foram positivos. A Linha Nordeste não registrou nenhuma colisão no primeiro semestre deste ano. O desempenho é atribuído a manutenções regulares no sistema de sinalização ferroviária, aliadas a ações educativas em redes sociais, meios de comunicação e atividades de rua, que alertam motoristas e pedestres sobre os riscos de desrespeitar a sinalização.

Leia também: Mãe de Isabelle Caracristi participa de ato por justiça e anuncia afastamento das redes

Apesar da redução no número de acidentes, os dados ainda apontam que a maioria das ocorrências continua sendo causada pela imprudência de motoristas, que tentam atravessar os trilhos mesmo diante dos alertas. Das 12 colisões registradas em 2025, 10 ocorreram em Sobral, uma na Linha Oeste e uma no VLT do Cariri.

PUBLICIDADE

As colisões raramente causam ferimentos graves, mas os danos materiais são significativos, tanto para os veículos quanto para os trens. Além disso, os acidentes podem interromper temporariamente o serviço de transporte, gerando impactos para centenas de passageiros. Por esse motivo, o Metrofor destaca que os trens têm prioridade nas passagens de nível, e não conseguem realizar manobras rápidas ou parar bruscamente.

PUBLICIDADE

A legislação de trânsito brasileira exige que motoristas parem completamente antes de cruzar uma via férrea, sob pena de multa, perda de pontos na CNH e até responsabilização criminal em caso de danos ao serviço público. A principal recomendação é clara: "Pare, Olhe e Escute". O Metrofor também reforça a segurança com cancelas, luzes e sinais sonoros, enquanto a pintura de solo e sinalização viária são de responsabilidade dos órgãos de trânsito municipais.

PUBLICIDADE
Leia também
Mãe de Isabelle Caracristi participa de ato por justiça e anuncia afastamento das redes
CASO ISABELLE CARACRISTI
Mãe de Isabelle Caracristi participa de ato por justiça e anuncia afastamento das redes
03 de out. de 2026 - 17:17
Suspeito de explodir artefato em restaurante no Meireles é preso
SEGURANÇA
Suspeito de explodir artefato em restaurante no Meireles é preso
03 de out. de 2026 - 15:31
Motociclista morre após bater contra guard-rail na BR-116 em Fortaleza
Trânsito
Motociclista morre após bater contra guard-rail na BR-116 em Fortaleza
03 de out. de 2026 - 10:02