A Polícia Federal apura, nesta sexta-feira (28), suspeitas de fraude em contratos do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), firmados entre 2022 e 2023, nas cidades de Fortaleza e Natal. A operação, deflagrada com apoio da Controladoria Geral da União, cumpre nove mandados na capital cearense e dois na capital potiguar para esclarecer possíveis irregularidades financiadas por emendas parlamentares.
Fraude em contratos do Dnocs é alvo de mandados da PF
Segundo as investigações, o suposto esquema relacionado à fraude em contratos do Dnocs teria provocado um prejuízo estimado em R$ 22 milhões. A CGU aponta indícios de superfaturamento, execução parcial ou inexistente das obras, além de medições irregulares feitas por servidores do órgão em parceria com empresas contratadas.
Os investigadores também apuram a suspeita de favorecimento indevido em processos de contratação para pavimentação, prática que, segundo os órgãos de controle, pode ter beneficiado grupos específicos durante o período analisado.
Medidas judiciais ampliam ação sobre fraude em contratos do Dnocs
Além das buscas, o Supremo Tribunal Federal autorizou o bloqueio cautelar de bens e valores, além da indisponibilidade de imóveis e veículos dos investigados. Também foram autorizadas buscas pessoais e veiculares e a quebra de sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático, com o objetivo de aprofundar a apuração sobre a possível fraude em contratos do Dnocs.
A PF segue analisando documentos e materiais apreendidos para confirmar as responsabilidades e detalhar o alcance das irregularidades.



