A adoção do sistema atende a um pedido formal do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE)
Presídio de segurança máxima do Ceará instala sistema para monitorar conversas entre presos e advogados
O sistema de monitoramento de áudio para captar conversas entre presos e advogados foi instalado nesta segunda-feira (15) na Unidade Prisional de Segurança Máxima do Estado, localizada em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. A tecnologia, já utilizada em presídios federais, passa a integrar o conjunto de medidas de segurança da unidade com o objetivo de reforçar o controle da comunicação de detentos considerados de alta periculosidade.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A adoção do sistema atende a um pedido formal do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), que busca impedir que líderes de facções criminosas continuem comandando ações ilícitas de dentro do sistema prisional. A maioria dos internos da penitenciária é apontada como liderança de organizações criminosas com atuação no Ceará, e as autoridades acreditam que a nova tecnologia pode dificultar a transmissão de ordens para crimes cometidos fora dos muros da unidade.
Visita de procurador
O procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Carvalho, esteve na unidade nesta segunda-feira para acompanhar de perto a implantação do sistema. Ao lado de promotores que atuam em órgãos de investigação, ele conheceu as instalações e os dispositivos de segurança da penitenciária, além de verificar o funcionamento do monitoramento de áudio aplicado aos detentos.
Segundo Haley Carvalho, a medida representa um avanço significativo no combate ao crime organizado. “Esse recurso, já utilizado em unidades prisionais federais, permitirá quebrar a cadeia de comando entre lideranças criminosas internas e o mundo exterior. Sem dúvida, é uma medida que representa um avanço no enfrentamento a um dos maiores desafios da nossa atualidade: o combate às organizações criminosas”, afirmou o procurador-geral.
Inaugurada em 2021, a Unidade Prisional de Segurança Máxima do Estado é a primeira do tipo em âmbito estadual nas regiões Norte e Nordeste. A penitenciária tem capacidade para abrigar até 168 internos considerados de alta periculosidade ou que correm elevado risco, concentrando presos estratégicos do sistema penitenciário cearense.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP-CE), Álvaro Maciel, destacou a importância da iniciativa. “Antes, a ausência de autorização para gravação ambiental era a única justificativa para transferirmos presos desta unidade para presídios federais. Agora, contamos com o mesmo nível de segurança de uma unidade federal”, afirmou. Também participaram da visita promotores de Justiça ligados a núcleos e grupos especializados no combate às organizações criminosas.
Leia também | Novo aplicativo do Samu reduz tempo de resposta no atendimento de urgência; saiba como funciona
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Mulher é encontrada morta e mutilada dentro de casa em Juazeiro do Norte, no Ceará

Resultado da Loteria dos Sonhos de hoje (16/12) das 11h

Série mostra histórias de mulheres inspiradoras em posições de liderança no Ceará
