Na ação foram apreendidas armas, munições, drogas e outros materiais
Criminosos ligados a chefe de facção que expulsou moradores são mortos em confronto com a polícia no CE
Dois criminosos ligados ao bando do chefe de facção Gilberto Mingau morreram em confronto com o Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi) em Morada Nova, na zona rural do Ceará. Thierry Vieira de Freitas, de 22 anos, e Pedro Igor Moura, também de 22, possuíam mandados de prisão em aberto e eram investigados por participação em expulsões de moradores da localidade de Uiraponga. No local da troca de tiros, os policiais encontraram armas de fogo, munições, coletes e duas motocicletas. Gilberto Mingau segue foragido.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A ofensiva da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com apoio da Polícia Civil (PCCE), ocorreu na localidade de Angicos, em São João do Jaguaribe (AIS 18). Durante a operação, os suspeitos reagiram e foram lesionados, sendo encaminhados a um hospital em Limoeiro do Norte, onde não resistiram aos ferimentos. Thierry Vieira respondia por tentativa de homicídio, organização criminosa e um homicídio ocorrido em julho de 2025.
Foram apreendidas três armas de fogo — um revólver calibre .38, uma espingarda calibre 20 e uma pistola calibre .40 —, 121 munições, cerca de 117 gramas de drogas (maconha e cocaína) e duas motocicletas. Todo o material foi apresentado à Delegacia de Polícia Civil de Jaguaribe, onde um inquérito foi instaurado para investigação detalhada do caso.
Em Morada Nova, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com PMCE e PCCE, vem combatendo deslocamentos forçados de moradores por grupos criminosos. Até o momento, 13 suspeitos foram presos em cumprimento a mandados relacionados a esses crimes.
Em setembro, a PCCE realizou uma operação integrada nas cidades de Mauriti, São João do Jaguaribe, Morada Nova, Tabuleiro do Norte, Alto Santo e Limoeiro do Norte, cumprindo oito mandados de prisão preventiva, seis em liberdade e dois já recolhidos ao sistema penitenciário.
Ver essa foto no Instagram
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No dia seguinte à prisão de um suspeito em São Paulo, a PCCE prendeu outro homem, de 29 anos, com mandado de busca e apreensão em aberto. Ele foi autuado por posse de arma de fogo, munições e celulares, além de integrar organização criminosa. O suspeito possui antecedentes criminais por tentativa de homicídio e receptação.
As autoridades reforçam que a população pode colaborar com as investigações repassando informações ao Disque-Denúncia pelo número 181, WhatsApp (85) 3101-0181 ou pelo site https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. Todas as denúncias são sigilosas e anônimas, garantindo segurança aos denunciantes.
A operação demonstra a intensificação das ações de segurança no interior do Ceará, visando reduzir a atuação de facções criminosas, coibir ameaças a moradores e retirar armas e drogas das mãos de criminosos, fortalecendo a proteção das comunidades locais.
Leia também | Mulher cai de ônibus e morre após ser atropelada pelo próprio veículo em Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Fortaleza prorroga cadastro para desconto de 50% no IPVA de motociclistas por aplicativo

Fortaleza proíbe fogos de artifício barulhentos; fiscalização é intensificada no fim de ano

Polícia Militar inicia Operação Réveillon nas rodovias estaduais do Ceará a partir desta terça (30)
