SOLIDARIEDADE

Hemoce lança campanha de doação de sangue para reforçar estoques no Carnaval

O lançamento ocorre a partir das 9h  da terça-feira (27), na sede do hemocentro, em Fortaleza

Compartilhe:
23 de janeiro de 2026
Paulo Martins

Com a proximidade do período carnavalesco, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), lança nesta terça-feira (27) uma nova campanha de incentivo à doação voluntária de sangue. O lançamento ocorre a partir das 9h, na sede do hemocentro, em Fortaleza, e contará com um pocket show da banda Os Transacionais, unindo música e solidariedade.

Hemoce lança campanha de doação de sangue para reforçar estoques no Carnaval
Foto: Reprodução

A campanha segue até o dia 17 de fevereiro em todas as unidades do Hemoce no estado e tem como slogan “No ritmo da folia, doar sangue é um ato de alegria”. A iniciativa busca reforçar o estoque de hemocomponentes durante o Carnaval, período em que a demanda costuma aumentar. “É uma época em que muitas pessoas viajam ou descansam, mas os atendimentos de urgência, emergências e tratamentos continuam acontecendo”, destaca Nágela Lima, coordenadora de captação de doadores do Hemoce.

Além do lançamento oficial, a programação inclui o tradicional Bloquinho da Solidariedade, marcado para o dia 31 de janeiro, na sede do Hemoce. A ação contará com a participação da agremiação carnavalesca Dragões do Ritmo, reforçando a parceria histórica entre o hemocentro e blocos de Carnaval, que unem cultura popular e incentivo à doação de sangue.

Para o músico Jolson Ximenes, baixista e vocalista da banda participante, a iniciativa vai além da festa. Ele ressalta que a parceria com o Hemoce já dura cerca de dez anos e representa um compromisso com a sociedade. “É uma grande satisfação contribuir com uma ação tão importante, especialmente em um período festivo como o Carnaval, ajudando a garantir que o Hemoce esteja preparado para qualquer eventualidade”, afirma.

Para doar sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar documento oficial com foto. Em Fortaleza, as doações podem ser feitas na sede do Hemoce, na Avenida José Bastos, e no posto de coleta da Praça das Flores, na Aldeota. No interior, os doadores podem procurar os hemocentros regionais de Quixadá, Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte e a Unidade de Doação de Sangue e Atendimento ao Doador de Sobral.

 >>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Leia também | Prefeitura de Fortaleza assina acordo com a União para pagamento dos precatórios do Fundef aos professores

 >>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.