O estado do Ceará registrou ao menos 138 municípios com chuva no período de 24 horas, segundo a Funceme
Mulher é levada nos braços para atravessar rua alagada no Centro de Fortaleza
Em meio às fortes chuvas registradas nesta terça-feira (27), em Fortaleza, circulam nas redes imagens de uma mulher sendo levada nos braços, por um homem, para atravessar uma rua alagada no Centro. O registro foi feito na manhã desta terça, na Rua Pedro Pereira, entre as ruas General Sampaio e Senador Pompeu.

No vídeo, é possível ver que a via está completamente alagada. Ela é levada em segurança para o outro lado da rua, em clima de descontração.
Várias outras vias, no entanto, também registram alagamentos na capital cearense nesta terça. A Defesa Civil de Fortaleza (DCFor) emitiu, na mesma manhã, um alerta para aparelhos celulares de moradores da cidade, alertando para chuvas intensas registradas em todos os bairros. “DCFor alerta para chuvas intensas. Abrigue-se, evite transitar em locais alagados. Cuidados com descargas e choques elétricos. Emergência 190/193”, lê-se na mensagem enviada por SMS.
Conforme monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Funceme), a cidade de Fortaleza já registrou 90,8 milímetros de chuva desde a meia-noite desta terça-feira (27). A temperatura máxima, ainda segundo a Fundação, era de 24,3 °C durante as primeiras horas da manhã.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O estado do Ceará registrou ao menos 138 municípios com chuva no período de 24 horas entre as 7h da manhã de segunda-feira (26) e as 7h da manhã desta terça-feira (27), conforme dados divulgados pela Funceme.
Trata-se do dia mais chuvoso do ano de 2026 até o momento, segundo os mesmos dados. Antes disso, o dia com mais municípios com chuva havia sido 21 de janeiro, com 90 cidades – destaca-se, no entanto, que os dados desta terça-feira ainda estão sendo enviados dos municípios, de modo que o número real deve aumentar ao longo do dia.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Confira os postos da Funceme com os maiores registros de chuva nas últimas 24 horas:
Jijoca De Jericoacoara (Posto: JIJOCA DE JERICOACOARA) : 102 mm
Granja (Posto: TIAIA DE BAIXO) : 91 mm
Granja (Posto: PARAZINHO) : 90 mm
Moraújo (Posto: AÇUDE VÁRZEA DA VOLTA) : 89 mm
Maracanaú (Posto: MARACANAU) : 85 mm
Iguatu (Posto: IGUATU) : 84.5 mm
Cedro (Posto: EMATERCE) : 83 mm
Lavras Da Mangabeira (Posto: ARROJADO) : 80 mm
Maracanaú (Posto: NOVO MARACANAU) : 80 mm
Chaval (Posto: CHAVAL) : 79 mm
Ver essa foto no Instagram
Pré-estação abaixo da média
O estado do Ceará vive, atualmente, a segunda pior pré-estação já registrada, em volume de chuvas, segundo dados divulgados pela Funceme na última quarta-feira (21). A pré-estação mais seca foi observada em 1982, há 44 anos.
O período de pré-estação chuvosa no Ceará compreende os meses de dezembro e janeiro, atuando como fase de transição antes da quadra chuvosa principal, que ocorre de fevereiro a maio. Os resultados abaixo da média para o período geram preocupação sobre as precipitações da quadra chuvosa deste ano.
Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em janeiro, foram registrados, até o momento, apenas 10 mm, no estado como um todo; a média para o período, no entanto, é de 100 mm. Os registros de dezembro também foram abaixo da média para o Ceará.
Conforme informado, o prognóstico climático para o trimestre (compreendendo os meses de fevereiro, março e abril) é de 40% de probabilidade de chuvas abaixo da média; 40% de probabilidade de níveis normais de chuvas; e 20% de probabilidade de chuvas acima da média.
A probabilidade de chuvas abaixo da média preocupa, conforme os analistas da Funceme, inclusive porque hoje a capacidade dos reservatórios do estado gira em torno de 38%, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh).
Leia também | Ruas de Fortaleza têm alagamentos e quedas de árvores após fortes chuvas

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Árvore cai em carro na Avenida Heráclito Graça, em Fortaleza, durante fortes chuvas

Defesa Civil de Fortaleza emite alerta para chuvas intensas; confira

Ruas de Fortaleza têm alagamentos e quedas de árvores após fortes chuvas
