CEARÁ

Líder do Comando Vermelho em Coreaú é preso com outros três suspeitos durante abordagem na CE-085

O grupo vinha sendo investigado por envolvimento em crimes graves na região

Compartilhe:
28 de janeiro de 2026
Portal GCMAIS

Quatro homens suspeitos de integrar o Comando Vermelho (CV) foram presos nesta quarta-feira (28) durante uma ação do Comando Tático Motorizado (Cotam) na CE-085, no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Entre os capturados está um homem apontado pela polícia como líder da facção criminosa no município de Coreaú, no interior do Ceará. O grupo vinha sendo investigado por envolvimento em crimes graves na região.

Líder do Comando Vermelho em Coreaú é preso com outros três suspeitos durante abordagem na CE-085
Foto: Reprodução

De acordo com informações apuradas pela TV Cidade, todos os presos possuem, no mínimo, cinco passagens pela polícia por homicídio. Após a captura, os suspeitos foram encaminhados ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Fortaleza. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os quatro homens sendo conduzidos por equipes do Cotam após a abordagem.

Perseguição e veículo clonado

A ação teve início após equipes do Cotam receberem informações de que um veículo estaria saindo do município de Coreaú com destino a Fortaleza, transportando quatro indivíduos suspeitos de integrar uma organização criminosa. O alerta foi emitido pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco Norte), em Sobral, que solicitou a abordagem, já que um dos suspeitos estaria em situação flagrancial pelo crime de integrar organização criminosa.

A abordagem ocorreu na CE-085, em Caucaia. Segundo a Polícia Militar, o motorista do veículo desobedeceu à ordem de parada, dando início a uma perseguição policial. Pouco tempo depois, os militares conseguiram interceptar o carro e prender os ocupantes. Ainda conforme a polícia, o veículo utilizado pelo grupo apresentava indícios de clonagem.

Durante a ação, os suspeitos teriam quebrado propositalmente os aparelhos celulares, na tentativa de destruir possíveis provas. Um dos homens, que fazia uso de tornozeleira eletrônica, também teria rompido a medida cautelar durante a ocorrência.

Os presos foram identificados como Jean Glauber, apontado como liderança de um grupo criminoso de origem carioca na região; José Wandeberg Aguiar Prado e Francisco Yago Linhares, que já respondem por tentativa de homicídio e tráfico de drogas; e Carlos Henrique, que, segundo a polícia, não possui antecedentes criminais até o momento.

Com o grupo, a Polícia Militar apreendeu mais de R$ 2 mil em dinheiro. Todos foram conduzidos ao Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), onde permanecem à disposição da Justiça. As investigações seguem para apurar a participação de cada um e reforçar o combate às facções criminosas que atuam tanto no interior quanto na capital cearense.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Leia também | Dois homens são presos e um morre após ação policial contra grupo que intimidava moradores no Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.