PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Açude Caldeirões, em Saboeiro, é o sétimo a sangrar no Ceará em 2026

Estado registra precipitações intensas no Cariri e Sertão Central, enquanto reservatórios avançam e reforçam a segurança hídrica

Compartilhe
Açude Caldeirões, em Saboeiro, é o sétimo a sangrar no Ceará em 2026
Foto: GCMais

O Açude Caldeirões, localizado em Saboeiro, atingiu 100% da capacidade na madrugada desta quarta-feira (4) e passou a verter após as chuvas registradas na região. Com isso, o estado contabiliza sete açudes que já transbordaram neste ano.

O reservatório tem capacidade para 1,13 milhão de metros cúbicos de água. Com a sangria, o volume excedente segue pelo Rio Jaguaribe em direção ao Açude Orós, reforçando o sistema hídrico da região. No trecho, outras barragens de menor porte também devem receber parte da água.

Leia também: Renan Santos apoia quem no segundo turno? Veja o que ele disse sobre Lula e Flávio Bolsonaro

Moradores registraram o momento em vídeo e celebraram. “Momento histórico e de grande importância para o nosso Sertão!”, destacaram nas imagens divulgadas nas redes sociais.

PUBLICIDADE
  Ver essa foto no Instagram  

Um post compartilhado por GCMAIS (@gcmais)

PUBLICIDADE

Nível dos açudes no Ceará avança após chuvas intensas

Enquanto os temporais causavam transtornos em áreas urbanas, no interior as chuvas reforçaram a recarga hídrica. Entre a última terça-feira (3) e as 8h30 de quarta (4), mais três reservatórios sangraram no estado, conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos e o Portal Hidrológico.

Um deles foi o Açude Trici, em Tauá. O reservatório, construído em 1987, tem capacidade de 9,26 milhões de metros cúbicos e atingiu 100% do volume acumulado. É o quarto a verter no estado em 2026 e o primeiro da região do Alto Jaguaribe. Segundo o Calendário das Chuvas, o município registrou 182 milímetros em apenas 24 horas. Este é o segundo ano consecutivo de sangria do Trici, após o açude ter passado, desde 2020, sem verter.

PUBLICIDADE

O quinto a sangrar foi o Açude Tijuquinha, em Baturité. Com capacidade de 0,48 milhão de metros cúbicos, o reservatório funciona como suporte estratégico. De acordo com a Cogerh, ele é utilizado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará até atingir 70% da capacidade. A partir desse percentual, o abastecimento passa a ser feito exclusivamente pelo Açude Aracoiaba, mantendo o Tijuquinha como reserva para eventuais manutenções.

PUBLICIDADE

Já o sexto a verter foi o Açude Muquém, em Cariús, no Centro-Sul. Com capacidade de 46,55 milhões de metros cúbicos, é o maior entre os que sangraram neste ano. Nesta quarta-feira (4), o reservatório estava 8 centímetros acima da lâmina de sangria. Inaugurado em 2000, ele abastece comunidades a mais de 40 quilômetros de distância, chegando até Iguatu.

Açude Caldeirões integra lista de reservatórios que sangram

Além desses, o Açude Caldeirões, em Saboeiro, também atingiu 100% da capacidade na madrugada de quarta-feira (4). Com volume total de 1,13 milhão de metros cúbicos, o reservatório passou a verter em direção ao Rio Jaguaribe, contribuindo para o sistema hídrico que deságua no Açude Orós.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Moradores registraram o momento da sangria e celebraram. “Momento histórico e de grande importância para o nosso Sertão!”, afirmaram em vídeo divulgado nas redes sociais.

Outros dois açudes — o Açude do Batalhão, em Crateús, e o Açude São José III, em Ipaporanga — também seguem sangrando nesta quarta-feira (4). Ambos pertencem à bacia do Sertão dos Crateús.

O primeiro a verter em 2026 foi o Açude Curral Velho, em Morada Nova. Atualmente, o reservatório está com 91% da capacidade.

PUBLICIDADE

Com isso, considerando os registros confirmados até agora — Trici, Tijuquinha, Muquém, Caldeirões, Batalhão e São José III — o Ceará soma seis açudes sangrando simultaneamente neste início de março. O cenário reforça a recarga hídrica no interior, embora o volume total armazenado ainda esteja ligeiramente abaixo do patamar verificado no mesmo período do ano passado.

Leia também
Renan Santos apoia quem no segundo turno? Veja o que ele disse sobre Lula e Flávio Bolsonaro
ELEIÇÕES 2026
Renan Santos apoia quem no segundo turno? Veja o que ele disse sobre Lula e Flávio Bolsonaro
06 de out. de 2026 - 21:44
Senado marca data para votação da PEC sobre o fim da escala 6x1
SESSÃO
Senado marca data para votação da PEC sobre o fim da escala 6x1
06 de out. de 2026 - 21:05
Receita Federal apreende R$ 2 milhões em mercadorias irregulares em Fortaleza
FISCALIZAÇÃO
Receita Federal apreende R$ 2 milhões em mercadorias irregulares em Fortaleza
06 de out. de 2026 - 20:42