PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

"É uma contradição querer Ciro Gomes presidente e não querê-lo como governador", diz Sarto

José Sarto disse que participa, ao lado de Ciro Gomes, do processo de reorganização do PSDB no Ceará

Compartilhe
"É uma contradição querer Ciro Gomes presidente e não querê-lo como governador", diz Sarto
Foto: GCMais

O ex-prefeito de Fortaleza José Sarto (PSDB) defendeu a possibilidade de Ciro Gomes (PSDB) disputar o Governo do Ceará em 2026 e afirmou que seria incoerente apoiar uma candidatura presidencial do ex-ministro sem considerar seu nome para o comando do Estado.

Durante entrevista, Sarto declarou que Ciro reúne competitividade eleitoral e experiência administrativa, destacando que o ex-ministro seria uma opção viável tanto para a Presidência da República quanto para o governo estadual. Segundo Sarto, “é uma contradição querer o Ciro presidente e não querê-lo como governador”, ao argumentar que, se Ciro é visto como nome preparado para o país, também poderia ser considerado para administrar o Ceará.

Leia também: De Virgílio Távora a Elmano: quem foram os governadores do Ceará nos últimos 60 anos

Sarto cita reconstrução do PSDB no Ceará

Na ocasião, José Sarto disse que participa, ao lado de Ciro Gomes, do processo de reorganização do PSDB no Ceará. Atualmente, ele preside o diretório municipal do partido em Fortaleza. O ex-prefeito disse ainda que recebeu convite do senador Tasso Jereissati e de Ciro Gomes para lançar pré-candidatura à Câmara Federal nas eleições de 2026.

PUBLICIDADE
  Ver essa foto no Instagram  

Um post compartilhado por GCMAIS (@gcmais)

PUBLICIDADE

Sarto relembrou os 40 anos do chamado Governo das Mudanças, iniciado com Tasso Jereissati, e afirmou que aquele período marcou alterações na gestão pública estadual. Ele também destacou o protagonismo político nacional de Tasso e Ciro, citando convites recentes recebidos pelos dois líderes para possíveis composições eleitorais.

Sarto faz críticas à polarização no cenário nacional ao falar sobre candidatura de Ciro Gomes

Sarto também criticou a polarização entre os grupos políticos do PT, em torno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e do PL, em torno do ex-presidente Jair Bolsonaro, pontuando ainda que esse ambiente tem reduzido o espaço para debates sobre propostas de governo e projetos de país.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na avaliação do ex-prefeito, a disputa nacional tem sido marcada mais por confrontos entre adversários do que pela apresentação de soluções para problemas econômicos e sociais.

PSDB busca retomada nacional

Sarto também comentou o momento interno do PSDB e afirmou que a legenda atravessa um processo de reorganização em vários estados.

Segundo ele, o partido trabalha para retomar protagonismo político, citando articulações em diferentes regiões do país e possíveis candidaturas competitivas para as próximas eleições.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

"Eu estou juntamente com o Ciro na luta para reconstruir o PSDB do Ceará em Fortaleza. Estou com muita honra presidindo o PSDB de Fortaleza e recebi um convite muito honroso do senador Tasso Jereissati e do ministro Ciro Gomes para lançar minha precantatura à Câmara Federal. E interessante que esse ano nós completamos 40 anos do governo das mudanças, que foi liderado por Tasso Jereissati. Que provocou a ruptura do sistema de então e colocou o Ceará no mapa do Brasil, transformando a forma de administrar o estado do Ceará. E o Tasso e o Ciro são os dois grandes responsáveis pelo Ceará que hoje nós temos, que lamentavelmente está entregue às facções, à violência, à criminalidade. Veja só, esses dois homens estão sendo lembrados nacionalmente" José Sarto

Leia também:

Prazo para regularizar título de eleitor termina em 6 de maio; saiba o que fazer

PUBLICIDADE
Leia também
De Virgílio Távora a Elmano: quem foram os governadores do Ceará nos últimos 60 anos
HISTÓRIA POLÍTICA
De Virgílio Távora a Elmano: quem foram os governadores do Ceará nos últimos 60 anos
03 de out. de 2026 - 06:00
Alcolumbre pauta PEC do fim da escala 6x1 para a terça pós-eleição, dia 6 de outubro
NO SENADO
Alcolumbre pauta PEC do fim da escala 6x1 para a terça pós-eleição, dia 6 de outubro
02 de out. de 2026 - 20:06
Eleições 2026: Enel reforça equipes e prepara geradores para atender locais de votação no Ceará
POLÍTICA
Eleições 2026: Enel reforça equipes e prepara geradores para atender locais de votação no Ceará
02 de out. de 2026 - 10:38